Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Viagens e Turismo

Arcoverde é destaque no Mapa do Turismo Brasileiro

Considerada a cidade Portal do Sertão pernambucano e localizada a 256 km do Recife, Capital do Estado, Arcoverde é hoje uma referência turística

Postado em 20/04/2023 2023 08:30 , Viagens e Turismo. Atualizado em 19/04/2023 21:39

Jornalista ,

 

Arcoverde é uma cidade localizada no estado de Pernambuco, no Brasil, e embora não seja um destino turístico muito conhecido, possui vários pontos de interesse que podem atrair visitantes.

Um dos principais atrativos de Arcoverde é a sua rica cultura popular, que se expressa através de festas, música, danças, artesanato e culinária típica. A cidade é conhecida por ser um importante centro de cultura popular do sertão pernambucano, com destaque para o famoso São João de Arcoverde, uma festa que reúne milhares de pessoas todos os anos.

Além disso, a cidade oferece outras opções de lazer, como o Ecoparque das Trilhas, que conta com uma área verde preservada, trilhas para caminhadas, cachoeiras e outras atividades ao ar livre. Outro lugar interessante é o Parque Euclides Dourado, que possui um belo lago e uma boa infraestrutura para piqueniques e atividades em família.

Para os amantes de história, Arcoverde também tem um rico patrimônio arquitetônico, com destaque para a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, a Igreja de São Geraldo e o Casarão do Barão de Lucena, que atualmente abriga a Biblioteca Pública Municipal.


 



Por fim, a cidade também é um ponto de partida para explorar outras atrações da região, como o Parque Nacional do Catimbau, o Vale do Catimbau, o Sítio Arqueológico de Xucuru e outras cidades próximas, como Garanhuns e Caruaru.

Por estes e outros protagonismo no turismo – impulsionado de forma ainda mais efetiva, eficiente e eficaz nesta gestão do Prefeito Wellington Maciel, que tem dado total e irrestrito apoio à atividade no âmbito municipal – Arcoverde acaba de, mais uma vez, ser confirmada pelo Ministério do Turismo (MTur) como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro (MTB) na categorização B, entre os 75 municípios e as 15 regiões turísticas de Pernambuco aprovadas para compor o mapa, a partir da atualização realizada pelo ministério durante o mês de março de 2023.

Do total de municípios reavaliados para manutenção e/ou avaliados para inclusão pela primeira vez no mapa de 2023, apenas 12 compõem este seleto grupo e, destes, apenas 2 da Região Turística (RT) Fé e Arte – Arcoverde e Garanhuns.

No Brasil, após essa mais recente atualização, foram confirmadas como integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, o total de 2.434 municípios em 290 regiões turísticas, reunindo as 5 regiões do país (Centro-Oeste = 154 M e 34 RT; Nordeste = 537 M e 88 RT; Norte = 90 M e 32 RT; Sudeste = 1.111 M e 82 RT; e Sul = 542 M e 54 RT).

Para o Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, Pedro Brandão, a confirmação do município na categorização B, é o resultado de um trabalho voltado para o desenvolvimento e  aprimoramento da atividade turística nesta gestão do Prefeito Wellington Maciel, com apoio direto à realização dos principais eventos públicos e um trabalho permanente junto aos equipamentos e infraestruturas que compõem os atrativos naturais e culturais existentes no município, além de ações importantes objetivando o fortalecimento de parcerias e networks com setores que atuam nos segmentos de turismo cultural, religioso, ecológico e de aventura, rural, de lazer e de negócios, dentre outros.