Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de outubro de 2024

Educação

Você sabe qual a importância de ter um plano de comunicação para sua empresa?

Texto de Patrícia França

Postado em 06/05/2023 2023 09:58 , Educação. Atualizado em 08/05/2023 23:00

Patrícia França – jornalista/ assessora de imprensa

Você sabia que qualquer empresa precisa de comunicação bem estruturada e planejada? Você sabia que se você não tiver um plano estratégico de comunicação provavelmente  não terá êxito no que diz respeito ao posicionamento de marca e aquisição de clientes?

Pois é, a comunicação é a chave para criar um clima organizacional orientando os profissionais com os valores da empresa. Ela precisa estar integrada com todos os ramos de marketing e relacionamento.

Assim, ao tratar dos parâmetros da comunicação visual interna, é preciso levar em consideração os principais objetivos da organização, bem como os valores, ideais e objetivos, para o desenvolvimento de ações comuns, que visam o sucesso e a visibilidade do empreendimento.

Resumidamente, a comunicação empresarial fundamenta-se em estratégias de transmissão de informações, que visam oferecer transparência, objetividade e assertividade nas relações corporativas, seja com o público interno, externo, com os fornecedores e com a comunidade. É por isso, que tratar da comunicação empresarial não é algo simples, já que envolve os diferentes setores da empresa, o público, clientes e fornecedores.

O primeiro passo é formatar um plano de comunicação que consiste em uma série de planejamentos, colocados no papel em forma de um projeto, com o objetivo de concentrar os esforços de comunicação dentro de uma empresa. Nesse sentido, o plano de comunicação elenca os objetivos específicos, o tipo de mensagem, o método de abordagem, as formas de avaliação dos conteúdos, entre outros assuntos importantes para uma transmissão de informações eficaz e precisa.

Com isso, o plano ajuda a definir quais são as formas de comunicação dentro da empresa, além dos meios utilizados para alcançar resultados satisfatórios.

Nesse sentido, o plano de comunicação elenca os objetivos específicos, o tipo de mensagem, o método de abordagem, as formas de avaliação dos conteúdos, entre outros assuntos importantes para uma transmissão de informações eficaz e precisa.

Ou seja, ter um plano de comunicação bem elaborado traz diversas vantagens para a empresa, tanto em termos estratégicos, quanto de relacionamento. Previamente estabelecido ele contribui para que a companhia possa antever ameaças, assim como constatar novas chances.

 

Por |  Patrícia França – jornalista/ assessora de imprensa