Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de fevereiro de 2024

Saúde

Agora no Sertão: UPAE de Serra Talhada disponibiliza exame de eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia é um exame complementar, que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar e detectar doenças e a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular.

Postado em 07/08/2023 2023 20:20 , Saúde. Atualizado em 07/08/2023 20:29

Diego Gomes

A partir da próxima quarta-feira (09), a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) Dr. José Alves de Carvalho Nunes, em Serra Talhada, vai realizar o eletroneuromiograma, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua inauguração, dez pacientes já serão beneficiados.

A eletroneuromiografia é um exame complementar, que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar e detectar doenças e a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular. O exame é realizado utilizando pequenas agulhas, que são introduzidas nos músculos, com a finalidade de detectar e quantificar a gravidade de doenças das raízes motoras, medula espinhal e da própria fibra muscular. Ele ainda é responsável por investigar lesões e disfunções no sistema nervoso periférico, sendo de grande importância para a confirmação e descarte de diversas doenças.

Para a realização da eletroneuromiografia não há necessidade de sedação do paciente durante o procedimento, nem de repouso após a sua realização. Usualmente os sintomas/doenças mais comuns que podem indicar a necessidade da realização de tal exame são:
• Síndrome de Guillain Barré;
• Polineuropatia provocada por diabetes ou por alguma doença inflamatória;
• Atrofia muscular progressiva;
• Hérnia de disco ou outras radiculopatias, que provocam lesões nos nervos da coluna;
• Paralisia facial;
• Esclerose lateral amiotrófica;
• Poliomielite;
• Alteração da força ou sensibilidade provocada por trauma; formigamento, dormência, queimação ou choques.

O exame será ofertado gratuitamente, a partir de demanda interna da própria unidade e da central de regulação. “Há uma demanda grande na região e é um exame caro para ser realizado em clínicas particulares, com isso, o paciente precisava se deslocar para a capital. Agora, vai ser possível realizar em Serra Talhada e custeado pelo SUS”, comemora Flávia Petty, coordenadora geral da UPAE Serra Talhada. O exame é solicitado pelo neurologista.



*Sertão já conta com realização do Eletroencefalograma*
A UPAE de Serra Talhada também implantou o exame de Eletroencefalograma (EGG), que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, que é captada através da utilização de eletrodos colocado sobre o couro cabeludo. O exame tem por objetivo obter esse registro da atividade cerebral, com a finalidade de diagnosticar eventuais anormalidades dessa atividade. Hoje, a UPAE é a única unidade do Sertão a ofertar o serviço gratuitamente, realizando uma média de 40 procedimentos mensais, de acordo com a demanda. O EGG é indicado quando há suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos, quando há epilepsia ou suspeita clínica dessa doença, em pacientes com alteração da consciência e para avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas.