Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Saúde

Setembro Amarelo alerta: saúde mental dos líderes deve ser prioridade para o sucesso dos negócios

Ansiedade, burnout, ideação suicida são motivos de preocupação na sociedade e no mundo corporativo. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde publicado em junho de 2022, quase 1 bilhão de pessoas convivem com algum transtorno mental desde 2019 no mundo.

Postado em 11/09/2023 2023 13:26 , Saúde. Atualizado em 11/09/2023 13:26

 

A síndrome de burnout, classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, é responsável pelo afastamento de 30% dos empregados e um quarto das organizações afastou profissionais por adoecimento mental nos últimos 12 meses.

Para Lucimara Mendes, Head de pessoas e cultura da Nexti, a conexão do gestor com o colaborador é indispensável para identificar esgotamento mental. “Os gestores devem estar atentos em casos de isolamento, irritabilidade, queda no desempenho, faltas e/ou atrasos em compromissos e até mesmo relatos de conflitos interpessoais, na maioria das vezes, esses são sinais que o colaborador precisa de ajuda”, comenta.

Criar um ambiente corporativo confortável para os colaboradores começa com a cultura da empresa. Promover segurança psicológica, flexibilizar horários quando necessário, ter uma comunicação transparente que ofereça um lugar de fala, gerando senso de pertencimento, são possibilidades para fornecer um ambiente saudável. 

Os problemas relacionados à saúde mental são prejudiciais não só para os funcionários, mas também para as instituições. Focar na saúde mental dos colaboradores resulta em aumento de produtividade, maior retenção de talentos, equipes mais engajadas e uma cultura positiva, tornando os colaboradores verdadeiros promotores da marca.

Lucimara Mendes acredita que existem algumas alternativas para que as organizações promovam um ambiente favorável a saúde mental, entre elas:

  • Definição de metas SMART (evitam/reduzem ansiedade);
  • Flexibilidade, com pausas para recarregar a energia (equilíbrio entre trabalho e vida pessoal);
  • 1:1s para manter diálogo constante, fortalecendo a confiança:
  • Uso da tecnologia para otimizar e simplificar processos, deixando a rotina mais leve e fluida.

Para promover saúde e bem-estar a longo prazo é importante também que as empresas atuem de forma sistêmica e estrutural, além de promover apoio profissional como plano de saúde e psicoterapia.

“A vida não acontece só aos finais de semana, existe uma importância de buscar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Além disso, ter uma liderança preparada para prestar apoio, uma escuta ativa e o olhar sensível para identificar sinais que muitas vezes não estão explícitos, é essencial”, finaliza a head de pessoas e cultura.

Sobre a Nexti 

A Nexti é uma solução Human Capital Management (HCM) que otimiza a gestão operacional dentro das empresas, atuando como um parceiro de negócios principalmente para digitalização do RH.