Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 01 de março de 2024

Cidades

Petrolina já vive a expectativa para o tradicional desfile de 21 de Setembro 

Este ano, Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, escolheu como tema o Centenário de Ana das Carrancas. 

Postado em 18/09/2023 2023 12:06 , Cidades. Atualizado em 18/09/2023 12:09

ASCOM PMP

Para homenagear a artesã do barro de reconhecimento internacional, o desfile contará com 17 alas, plataformas elevatórias e carros alegóricos, que irão representar as fases de vida de Ana das Carrancas. Estarão representados a saga de dona Ana, o encontro *com o grande amor da vida da artesã, o memorial e as conquistas e homenagens a dama do Barro. Este ano o desfile, que acontecerá na quinta-feira (21), a partir das 18h, na Avenida Guararapes, contará com a participação de mais de 1200 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários de escolas públicas municipais, estaduais e federais, assim como de escolas particulares e algumas entidades e instituições sociais. 

Para aqueles que não a conhecem, Ana das Carrancas é uma figura histórica que marcou a arte popular do Vale do São Francisco. Ela nasceu em 1920 e faleceu em 2007, deixando um legado de mais de cinco mil esculturas, conhecidas como carrancas, que são utilizadas como enfeites em embarcações que navegam pelo rio São Francisco.

Segundo o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, o desfile de aniversário de Petrolina este ano terá uma representatividade muito especial. “Contaremos a história de uma mulher preta, do povo, única mulher que ostenta uma condecoração cultural nacional. Vivenciar a história de Dona Ana das Carrancas é falar sobre um povo que nunca fica à margem diante de tanto talento. Petrolina é uma cidade que continua exportando e jorrando talentos. O nosso prefeito Simão Durando, destaca sempre a valorização das pessoas que fazem parte da história da nossa cidade e nada mais justo do que este ano homenagear, merecidamente, a grande artista, Ana das Carrancas”, destaca Cássio Lucena. 

Comunicação da Secretaria Executiva de Cultura