Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de abril de 2024

Educação

Estudantes da Educação Infantil passam por período de adaptação em creches de Petrolina

O horário de atendimento das unidades de ensino foi reduzido durante esse período para respeitar a condição emocional das crianças

Postado em 16/02/2024 2024 16:09 , Educação. Atualizado em 20/02/2024 11:15

Nas primeiras semanas de aula, a Prefeitura de Petrolina promove atividades de adaptação nas creches do programa Nova Semente e CMEI’s para estabelecer vínculos afetivos entre crianças, professores e pais, visando o conforto e confiança das crianças.

Respeitar o processo de adaptação dos estudantes fortalece a condição da aprendizagem, pois o ambiente escolar se torna mais um espaço seguro para os pequenos. Esse período, que tem duração de 15 dias letivos, é recomendado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e indica que o atendimento seja reduzido nas instituições, respeitando a condição emocional das crianças a se adaptarem ao espaço e as pessoas com que eles irão conviver. Por isso, até o dia 23 de fevereiro, as unidades estão prestando atendimento aos pequenos, das 7h30 às 12h30. Após esse período, voltam ao atendimento integral no horário de 7h às 17h nas Unidades do Programa Nova Semente e das 7h30 às 17h15 nos CMEI’s.



Vale destacar ainda que processo de adaptação requer paciência e carinho, pois para muitas dessas crianças, esse é um universo novo, longe do mundo familiar. Por isso, no tempo em que permanecem nas unidades, os pequenos são incentivados a participar de diversas vivências lúdicas. Eles exploram a unidade escolar e descobrem que é um local onde poderão compartilhar coisas novas. A cada início de ano letivo, a Secretaria de Educação segue empenhada em manter as equipes treinadas para receber com tranquilidade as crianças e suas famílias em um ambiente que transmita segurança e estimule o aprendizado desde cedo.