Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de abril de 2024

Ciência e Tecnologia

Startup Day impulsiona inovação no Sertão de Pernambuco e promove crescimento econômico

Marcado para 16 de março, o evento organizado pelo Sebrae/PE oferece rodadas de negócios, workshops e oportunidades de compartilhar experiências entre os participantes do ecossistema de inovação e tecnologia.

Postado em 13/03/2024 2024 05:00 , Ciência e Tecnologia. Atualizado em 12/03/2024 20:20

Foto: Arquivo Sebrae/PE

No Sertão do São Francisco, o Startup Day se apresenta como uma oportunidade para quem quer gerar novos negócios para a cadeia da fruticultura irrigada, que está no topo do ranking de exportação de manga e uva do Brasil. O setor já vem sendo impulsionado por inovações que vêm sendo adotadas pelos produtores, como a irrigação inteligente e tecnologias para controle de pragas e doenças. Na região, o evento se inicia no dia 14, com o Hackathon Agro Sustentável, que segue até o dia 15, na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina. No dia 16, das 8h às 20h, acontece a programação do Startup Day, na sede do Sebrae, na mesma cidade. A agenda contará com um painel sobre inovação e sustentabilidade na agricultura digital, com a presença das principais corporações do agronegócio no Sertão do São Francisco.

Um painel discutirá financiamento para startups com representantes do Banco do Nordeste e Agência Empreendedora de Petrolina. A empresa Pede.ai, atuante no ramo de food tech e presente em mais de 200 cidades, compartilhará seu case de sucesso no evento. O Startup Day promove inovação, destaca startups do Sebrae, e oferece oportunidades de networking e crescimento para empresas de diversos setores.

Na região do Sertão do Araripe, tecnologia impulsiona a produtividade do Polo Gesseiro com sensores para o tempo ideal de produção de gesso. Agricultura familiar cresce com oferta de produtos para merenda escolar, visando aprimorar com tecnologias para irrigação inteligente.

Os empreendedores em inovação que quiserem desenvolver essas soluções podem participar do painel Apresentação dos Programas de Aceleração de Startups pela Secretaria de Tecnologia e Inovação do Estado (Secti/PE). Outra boa pedida são os painéis que abordam os desafios do Inova Araripe, uma plataforma que conecta as principais cadeias produtivas do Sertão do Araripe. “O Startup Day conecta alunos e empreendedores ao ecossistema de inovação e é uma oportunidade de agregar a inovação a setores fortes como o gesso e o agro”, informa a analista do Sebrae em Araripina, Luana Alencar

Serra Talhada

Nas regiões do Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica, a grande aposta do Sebrae é estimular o espírito empreendedor já na fase de formação escolar. Nessa direção, a instituição está realizando capacitações com professores e estudantes sobre empreendedorismo e inovação. Essa formação resultou em diversas startups, formada por jovens estudantes, que têm desenvolvido soluções tecnológicas, com pegada ambiental.

Com o apoio do Hub de Inovação do Pajeú, esse ecossistema de inovação vem ganhando eco na região. “O Startup Day é um momento que reúne todos esses atores que compõem o ecossistema de inovação e que ao reunir estudantes, gestores e outros atores de inovação e tecnologia, dá um passo importante para o fortalecimento desse setor”, explica o analista do Sebrae em Serra Talhada, Elvio Arruda.

STARTUP DAY
Iniciativa do Sebrae Startups, o Startup Day acontecerá, no dia 16 de março, de forma simultânea, em todos os estados do País. Em Pernambuco, além de Petrolina, haverá programações nas cidades do Recife, Água Preta, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. A expectativa é que o evento reúna mais de 2 mil pessoas, incluindo estudantes, investidores, donos de negócios e potenciais empreendedores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo SEBRAE