Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 17 de maio de 2024

Educação

Saiba os detalhes da Operação Velho Chico e os municípios do Sertão que serão beneficiados

Parceria entre Governo de Pernambuco e Ministério da Defesa traz Projeto Rondon para região do Sertão. Iniciativa leva universitários para realizar ações em diversas áreas e impactar comunidades locais

Postado em 07/05/2024 2024 10:00 , Educação. Atualizado em 07/05/2024 10:10

Doze cidades no Sertão de Pernambuco serão beneficiadas com as atividades da Operação Velho Chico, que é fruto de uma parceria entre o governo estadual e o governo federal. Esse projeto está sendo realizado pelo Projeto Rondon, por meio da participação de 252 alunos e professores universitários. Hoje, a governadora Raquel Lyra formalizou a parceria com o Ministério da Defesa, visando a execução dessa iniciativa. O propósito dessa operação é fomentar a inclusão social e diminuir as disparidades regionais no Brasil.

As Universidades são escolhidas por meio de chamada pública após demonstrarem iniciativas nos campos da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho que estejam em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Essas ações realizadas têm caráter de disseminação e visam promover a sustentabilidade, contribuindo para o avanço do bem-estar social e da qualidade de vida das comunidades locais.

A iniciativa é fruto da colaboração entre os governos federal e estadual, assim como de diferentes municípios e das Forças Armadas. A coordenação logística da Operação Velho Chico ficará a cargo do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga, unidade do Exército Brasileiro. Juntamente com Pernambuco, também estarão presentes professores e alunos universitários de 24 instituições de ensino superior dos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Espírito Santo e Santa Catarina.

“O Governo de Pernambuco celebra uma parceria estratégica para a realização da Operação Velho Chico, que irá atender aos nossos municípios. Os mais de 250 estudantes universitários certamente se formarão muito melhor como cidadãos e futuros profissionais que estarão no mercado de trabalho atuando em prol da nossa sociedade. Agradecemos ao Ministério da Defesa e ao Exército Brasileiro e desejo sucesso para mais esta missão”, ressaltou Raquel Lyra.

Receberão a Operação Velho Chico os municípios de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade, todos no Sertão. A iniciativa conta com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, que atuarão de forma voluntária. As atividades do grupo têm o objetivo de dar visibilidade às ações sociais desenvolvidas junto às comunidades locais.

“Os universitários trarão aos municípios o que há de mais moderno em tecnologia, inovação e ciências. Eles irão atuar voluntariamente para cooperar com o desenvolvimento sustentável do nosso país em parceria com os poderes executivos, oferecendo seu melhor”, afirmou o diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Abrahão.