Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 17 de maio de 2024

Esportes

Mais de 6 mil estudantes participam da abertura da 51ª edição dos Jogos Escolares de Petrolina

A competição vai contar com alunos entre 7 e 19 anos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino

Postado em 08/05/2024 2024 14:41 , Esportes. Atualizado em 08/05/2024 15:01

Consolidando-se como um evento essencial para incentivar a prática esportiva entre os alunos,  Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, dará início à 51ª edição dos Jogos Escolares Municipais na tarde desta quinta-feira (09), às 16h, no ginásio Osvaldo de Carvalho. Mais de seis mil alunos, com idades entre 7 e 19 anos, das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino participarão da primeira etapa da competição, que ocorrerá de 13 de maio a 14 de junho. A segunda fase está agendada para os meses de setembro e outubro. Os jogos serão abertos ao público.

Fotos: Deivid Menezes

Os Jogos Escolares representam uma oportunidade única de desenvolvimento físico, mental e social, além de proporcionar momentos de integração e diversão. Neste sentido, o principal objetivo do evento é promover a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar dos estudantes. As competições abrangem 11 modalidades esportivas, sendo elas: futsal, handebol, basquete, voleibol, futebol de campo, futebol society, atletismo, natação, judô, xadrez e a novidade da edição deste ano é o badminton, esporte olímpico que pode ser disputado individualmente ou em dupla. As partidas serão realizadas no Parque Josepha Coelho, Estádio Paulo Coelho, Ginásio Osvaldo do Flamengo, SESI, SESC e Escola Maria Auxiliadora.

Para a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, os jogos escolares estimulam o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e a socialização entre os estudantes. Além disso, proporcionam uma vivência lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais dos alunos. Através da competição, as escolas incentivam a participação de todos, promovendo a inclusão e fortalecendo o espírito de comunidade escolar. Vale destacar ainda que é comprovado cientificamente que o esporte tem uma importância significativa na qualidade de vida das pessoas, e que os alunos que o pratica tem um melhor desenvolvimento na habilidade da leitura, matemática, entre outras disciplinas.