Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 11 de julho de 2024

São João 2024

Médicos pediatras fazem alerta de cuidados com as crianças nos festejos juninos

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde de Pernambuco em Petrolina fazem alerta sobre os riscos à saúde de crianças neste período de festejos juninos.

Postado em 21/06/2024 2024 11:46 , São João 2024. Atualizado em 20/06/2024 22:55

Reprodução

Médicos pediatras do Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde de Pernambuco em Petrolina fazem alerta sobre os riscos à saúde de crianças neste período de festejos juninos.

O hospital, que é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), é referência em urgência e emergência infantil da Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).

A unidade de saúde que atende a população de 53 municípios da região tem um Pronto Socorro Infantil (PSI) onde trabalha o médico pediatra Rodrigo Mascarenhas. Ele alerta pais e responsáveis sobre cuidados importantes com as crianças nesse período onde as fogueiras são parte da tradição nordestina, destacando que o PSI recebe todos os dias muitos casos de síndromes respiratórias agudas, comuns nessa época do ano. “ Se os pais sabem que os filhos têm rinite, sinusite, se já veio ao hospital por causa de cansaço ou se quando tiveram algum quadro gripal eles cansam, alerta é que nesse período mais frio do ano, eles têm maior predisposição para cansar, é um motivo para afastar essas crianças da fumaça, ” destacou.

Doenças Respiratórias

A pediatra Bruna Varjão lembra que a fumaça das fogueiras é ainda pior quando a criança tem doenças respiratórias. “Criança não pode ficar exposta principalmente asmática, que usa bombinha, que já cansou outras vezes, e tudo se agrava porque durante o dia está mais quente e a noite esfria e tem o sereno. É preciso evitar até fumaça de cigarro perto dessas crianças. O quadro pode se agravar e precisar internar, fazer uso de oxigênio. A dica é evitar aproximação desses ambientes de fogueiras juninas, ” alertou.

Risco de queimaduras

A pediatra Jamile Andréa Batista faz um alerta para os riscos de queimaduras. “A gente não tem um serviço de queimados em Petrolina. As crianças vêm para cá, mas não temos um serviço especializado para queimaduras. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar contato com produtos que provoquem fogo e queimaduras para que o São João seja somente alegria e festa, ” frisou.

Em caso de queimaduras

Em caso de acidente com queimaduras, a recomendação é lavar apenas com água limpa corrente e não usar nenhum tipo de substância sobre a lesão, como manteiga, creme dental, clara de ovo e pomadas. Em seguida procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fonte : Assessoria de Comunicação HDM Ismep