Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 18 de janeiro de 2025

Política

PT e João Campos: A expectativa pela definição do vice

João Campos, por sua vez, mantém uma postura de aparente serenidade, evitando declarações sobre quem será seu vice.

Postado em 14/07/2024 2024 11:35 , Política. Atualizado em 14/07/2024 11:19

Colunista

Na última semana, o cenário político de Recife foi marcado por intensas movimentações do Partido dos Trabalhadores (PT) e suas negociações com o prefeito João Campos (PSB) sobre a escolha do vice em sua chapa de reeleição. O PT antecipou sua convenção para 20 de julho, aumentando a pressão para uma definição sobre o vice, gerando ansiedade dentro da Federação Brasil da Esperança, que inclui PT, PV e PC do B.

Alguns membros da federação acreditam que a escolha do vice deveria ser do PT, como reconhecimento pelo apoio contínuo ao prefeito. Inicialmente, os petistas consideravam dois nomes: o ex-vereador Mozart Sales e o deputado federal Carlos Veras, que posteriormente retirou sua candidatura. Atualmente, Mozart Sales é o nome indicado pelo PT, mas ainda não há um “plano B” caso João Campos opte por outro nome.

João Campos, por sua vez, mantém uma postura de aparente serenidade, evitando declarações sobre quem será seu vice. Esse silêncio estratégico sugere que o prefeito está cuidadosamente controlando as negociações para garantir a melhor composição política possível para sua campanha de reeleição.

Em um movimento significativo, o PT decidiu recuar de sua postura inicial e realizar sua convenção em conjunto com a chapa majoritária de João Campos, após uma reunião com os partidos da federação. Marco Aurélio Filho, vereador e presidente do PV, destacou a sintonia do grupo com o prefeito, afirmando que a decisão de realizar a convenção junto com a chapa majoritária foi natural, dado o alinhamento com João Campos.

A federação encaminhou 38 nomes para a Federação Nacional, formalizando as candidaturas que estarão na convenção partidária, conforme o calendário do TSE. George Braga, presidente da federação e do PC do B, destacou a importância da unidade política do grupo, afirmando que todas as candidaturas estão alinhadas com o projeto popular e democrático construído desde a eleição de Lula, e que será replicado nos municípios.

Essas movimentações refletem a complexidade das negociações eleitorais e a importância da unidade política para garantir um resultado favorável nas urnas. João Campos e o PT buscam a melhor composição para fortalecer a coalizão e assegurar a reeleição do prefeito.

Medicina – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), participou de uma solenidade na Uninassau para celebrar a chegada do curso de Medicina na instituição. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do novo curso para a cidade e a parceria fortalecida com a prefeitura. Ele ressaltou o impacto positivo na economia local, mencionando que Caruaru é a cidade que mais gera empregos no estado, depois da capital. A reitora Aislane Belo também elogiou o apoio da prefeitura, afirmando que a chegada do curso de Medicina é um momento histórico para a cidade.

De volta – A deputada estadual Roberta Arraes (PP) tomou posse na Alepe pela terceira vez. A progressista assume uma cadeira na assembleia após o deputado Pastor Cleiton Collins pedir licença do seu mandato para coordenar campanhas de prefeitos do PP nas eleições municipais. Em post nas redes sociais, Roberta expressou sua alegria e senso de responsabilidade ao retornar à Casa José Mariano. “Estou muito feliz e ciente da tamanha responsabilidade que temos à frente. Iremos seguir o trabalho na Alepe conciliando a nossa pré-candidatura a prefeita, usando essa oportunidade para trazer demandas das ruas e casas de todos os pernambucanos”, disse Roberta.

Inocente quer saber – O PT ainda tem dúvidas que não ficará com a vice de João Campos?