
Festival Pernambuco Meu País movimenta economia local em Gravatá
Somente nestes três dias, a ocupação hoteleiras superou os 90%.
Postado em 27/07/2024 2024 10:38 , Cultura, Economia. Atualizado em 27/07/2024 10:45
Fotos: Janaína Pepeu/Secom
Evento seguirá por cinco cidades de Pernambuco com variadas apresentações artísticas. Importante comemoração da cultura e da arte, o Festival Pernambuco Meu País chegou a Gravatá, no Agreste. Na última sexta-feira (26), a governadora Raquel Lyra inaugurou o evento no palco principal. Até o domingo (28), diversos artistas como Chico César, Vanessa da Mata, Anavitória e Alceu Valença se apresentarão na cidade.
De acordo com Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer, a festividade tem um grande potencial para estimular o turismo local. Durante esse período de três dias, a ocupação dos hotéis ultrapassou os 90%. Ele ressaltou que além de promover a festa e a felicidade, a alta ocupação nos hotéis, bares e restaurantes resulta na geração de empregos e aumento da renda para o estado, contribuindo assim para o crescimento econômico.
A presença de feiras de artesanato em diversas cidades é um exemplo claro da atividade econômica em movimento, já que promove e valoriza o trabalho dos artistas locais. Segundo alguns participantes, qualquer evento é uma chance única para os artistas mostrarem seu trabalho. O retorno de um festival de artesanato em Gravatá foi muito bem recebido pela comunidade, principalmente após a extinção de outros eventos semelhantes.
A representante da Secretaria de Cultura, Cacau de Paula, destacou que a programação dá destaque para shows de artistas locais. “Durante o Festival, a cultura popular é muito valorizada, aparecendo em mais de 80% das atrações. As atividades tiveram início no mercado municipal na manhã da sexta-feira e continuam com diversas formas de expressão, incluindo artesanato, música, dança e culinária. Portanto, é de fato uma grande celebração cultural de nosso Estado“, declarou.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom
“O Festival Pernambuco Meu País demonstra o grande potencial e a força da cultura pernambucana. Já passamos por Taquaritinga do Norte e Serra Negra, em Bezerros, e agora chegamos a Gravatá, com toda essa efervescência da música, do artesanato, dança e teatro que nosso povo tanto sabe fazer. Convido a todos a participarem, porque a festa está linda e garantindo muita segurança para todos”, destacou Raquel Lyra.
SEGURANÇA – Reforçando a segurança na Suíça pernambucana, as forças de segurança do Estado montaram esquema de atuação entre os dias 26 e 28 de julho. Durante esse período, estarão atuando 425 integrantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado, da Corregedoria Geral e demais servidores da SDS. A segurança ainda estará presente com a Delegacia Móvel da PCPE e a Plataforma de Observação Elevada.
Fortalecendo a cultura e impulsionando o turismo em todo o Estado, o Festival irá passar, ainda, nos municípios de Pesqueira (2 a 4), Caruaru (9 a 11), Triunfo (16 a 18), Arcoverde (23 a 25) e Buíque (30 a 1° de setembro). Ao todo, a realização do evento conta com o investimento de R$ 25 milhões do governo estadual e contempla, além de shows, mais de dez linguagens culturais, como cinema, fotografia, dança e teatro, por exemplo.