Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 30 de abril de 2025

Cultura

Festival Pernambuco Meu País movimenta economia local em Gravatá

Somente nestes três dias, a ocupação hoteleiras superou os 90%.

Postado em 27/07/2024 2024 10:38 , Cultura, Economia. Atualizado em 27/07/2024 10:45

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

 

Evento seguirá por cinco cidades de Pernambuco com variadas apresentações artísticas. Importante comemoração da cultura e da arte, o Festival Pernambuco Meu País chegou a Gravatá, no Agreste. Na última sexta-feira (26), a governadora Raquel Lyra inaugurou o evento no palco principal. Até o domingo (28), diversos artistas como Chico César, Vanessa da Mata, Anavitória e Alceu Valença se apresentarão na cidade

De acordo com Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer, a festividade tem um grande potencial para estimular o turismo local. Durante esse período de três dias, a ocupação dos hotéis ultrapassou os 90%. Ele ressaltou que além de promover a festa e a felicidade, a alta ocupação nos hotéis, bares e restaurantes resulta na geração de empregos e aumento da renda para o estado, contribuindo assim para o crescimento econômico.

A presença de feiras de artesanato em diversas cidades é um exemplo claro da atividade econômica em movimento, que promove e valoriza o trabalho dos artistas locais. Segundo alguns participantes, qualquer evento é uma chance única para os artistas mostrarem seu trabalho. O retorno de um festival de artesanato em Gravatá foi muito bem recebido pela comunidade, principalmente após a extinção de outros eventos semelhantes.

A representante da Secretaria de Cultura, Cacau de Paula, destacou que a programação destaque para shows de artistas locais. Durante o Festival, a cultura popular é muito valorizada, aparecendo em mais de 80% das atrações. As atividades tiveram início no mercado municipal na manhã da sexta-feira e continuam com diversas formas de expressão, incluindo artesanato, música, dança e culinária. Portanto, é de fato uma grande celebração cultural de nosso Estado“, declarou.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

“O Festival Pernambuco Meu País demonstra o grande potencial e a força da cultura pernambucana. Já passamos por Taquaritinga do Norte e Serra Negra, em Bezerros, e agora chegamos a Gravatá, com toda essa efervescência da música, do artesanato, dança e teatro que nosso povo tanto sabe fazer. Convido a todos a participarem, porque a festa está linda e garantindo muita segurança para todos”, destacou Raquel Lyra.

 

SEGURANÇA – Reforçando a segurança na Suíça pernambucana, as forças de segurança do Estado montaram esquema de atuação entre os dias 26 e 28 de julho. Durante esse período, estarão atuando 425 integrantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado, da Corregedoria Geral e demais servidores da SDS. A segurança ainda estará presente com a Delegacia Móvel da PCPE e a Plataforma de Observação Elevada.

Fortalecendo a cultura e impulsionando o turismo em todo o Estado, o Festival irá passar, ainda, nos municípios de Pesqueira (2 a 4), Caruaru (9 a 11), Triunfo (16 a 18), Arcoverde (23 a 25) e Buíque (30 a 1° de setembro). Ao todo, a realização do evento conta com o investimento de R$ 25 milhões do governo estadual e contempla, além de shows, mais de dez linguagens culturais, como cinema, fotografia, dança e teatro, por exemplo.