
VinhuvaFest 2025 reforça força da vitivinicultura no Vale do São Francisco e marca retorno da maior feira do vinho do Nordeste
Evento consolida Lagoa Grande como destaque nacional na produção de uvas e vinhos e impulsiona o turismo do vinho no Vale do São Francisco.
Postado em 21/11/2025 21:05

Abertura da VinhuvaFest 2025 destaca o crescimento da vitivinicultura no Vale do São Francisco e marca o retorno da maior feira da uva e do vinho do Nordeste.
A abertura oficial da VinhuvaFest 2025, realizada na noite desta quinta feira 20 em Lagoa Grande, marcou o retorno da maior feira da uva e do vinho do Nordeste após dez anos e reforçou o papel estratégico da vitivinicultura para a economia do Vale do São Francisco e de Pernambuco. O evento que integra negócios turismo cultura e enogastronomia consolida o município como um dos principais polos de produção de uvas e vinhos do país e referência no turismo do vinho.
A solenidade realizada no Centro de Treinamento e Aprendizagem reuniu autoridades produtores e lideranças do setor. A edição ganhou destaque por ocorrer no ano em que Lagoa Grande celebra trinta anos de emancipação e cinquenta anos da chegada da cultura da uva ao Vale.
Em discurso emocionado o secretário de Governo e ex prefeito Jorge Garziera relembrou o início da cadeia produtiva ressaltando que cada hectare plantado de uva gera cinco empregos diretos. Ele defendeu maior divulgação dos vinhos do Vale do São Francisco e mais espaço para a inovação e a juventude no setor.
Representando o Instituto da Uva e do Vinho do Vale do São Francisco Rodrigo Fabian destacou que cerca de vinte por cento dos vinhos brasileiros são produzidos na região. Citou o Prodepe como incentivo importante e afirmou que o foco agora é atrair turistas e fortalecer a imagem dos vinhos pernambucanos no Brasil e no exterior.
A Apex Brasil reforçou que a VinhuvaFest é estratégica para internacionalizar os produtos do Vale e anunciou palestra voltada à exportação de vinhos e à inserção da uva no mercado global.
A prefeita Catharina Garziera declarou oficialmente aberta a edição 2025 agradecendo o apoio do Governo de Pernambuco da Apex Brasil do Instituto do Vinho do MDA e do Incra. Ela classificou a feira como histórica e destacou o esforço coletivo para retomar o evento após uma década.
A governadora Raquel Lyra ressaltou o impacto econômico da vitivinicultura do Vale do São Francisco e confirmou o lançamento da Rota da Uva e do Vinho até o final do ano em parceria com a Empetur. Ela afirmou que Pernambuco tem recursos previstos para impulsionar novos investimentos no setor.
Após a solenidade autoridades e convidados seguiram para o Parque de Eventos da Uva e do Vinho, onde foi aberta a nona edição da VinhuvaFest que reforça a identidade de Lagoa Grande como capital da uva e do vinho do Nordeste e vitrine nacional para negócios turismo e valorização da produção regional.