
Com o crescimento acelerado da construção civil no Sertão pernambucano, o Sebrae/PE lança o projeto Impulsionar Negócios – Casa e Construção, voltado à qualificação de pequenos negócios do setor. A iniciativa atenderá empresas de municípios como Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito e Salgueiro, promovendo capacitação em gestão, inovação, sustentabilidade e acesso a crédito. O programa também busca integrar a cadeia produtiva e enfrentar desafios comuns, como baixa produtividade e dificuldades de modernização. Ao todo, os territórios envolvidos reúnem 34 municípios, com destaque para o crescimento de 52,5% na abertura de empresas da construção entre 2021 e 2026. As vagas são limitadas.
Legenda para Instagram
O Sertão está em movimento — e a construção civil é uma das grandes responsáveis por esse avanço 🏗️
Pensando nisso, o Sebrae/PE lançou o projeto Impulsionar Negócios – Casa e Construção, que vai capacitar pequenos negócios e fortalecer toda a cadeia produtiva em municípios do interior.
Mais inovação, sustentabilidade, acesso a crédito e integração para quem faz o setor crescer todos os dias.
As atividades serão realizadas entre maio e outubro deste ano. Os participantes da trilha de capacitação também terão a oportunidade de participar da 16ª Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons), marcada para setembro, no Recife.
O projeto funciona como um espaço de troca, com diversos fóruns de discussão sobre temas ligados, principalmente, à legislação. Em geral, no interior, ainda há muitos ruídos em relação aos planos diretores dos municípios, impactando o setor da construção. A ideia é unir gestão pública e setor privado para reduzir esses gargalos e viabilizar financiamentos.
Amanda Barbosa, especialista do Sebrae/PE em Inovação e Empreendedorismo.
BOM MOMENTO
De acordo com dados do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), referentes ao último trimestre do ano passado, a construção civil no estado cresceu acima da média nacional, com alta de 1,1%, enquanto o país registrou retração de 2,9%.
SEBRAE PE