Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de novembro de 2025

Agronegócios

Produtores de frutas do Vale do São Francisco reclamam interrupção de energia elétrica, segundo Valexport

Corte de incentivos para a tarifa de irrigação noturna, um mecanismo do Governo Federal que dá descontos de 90% para os produtores rurais que trabalham com alta tensão e de 73% para aqueles que realizam os serviços em baixa tensão estão provocando uma série de prejuízos para produtores de frutas e agroindústrias a exemplo das vinícolas do Vale do São Francisco.

Postado em 31/03/2022 18:34

Jornalista ,

Um documento elaborado pela Valexport – Associacão dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco, aponta que o corte de incentivos para a tarifa de irrigação noturna, um mecanismo do Governo Federal que dá descontos de 90% para os produtores rurais que trabalham com alta tensão e de 73% para aqueles que realizam os serviços em baixa tensão estão provocando uma série de prejuízos para produtores de frutas e agroindústrias a exemplo das vinícolas do Vale do São Francisco.

José Gualberto de Almeida, presidente da Valexport/ Arquivo Pessoal

Além dessa situação pontual relacionada aos incentivos, o presidente da entidade, José Gualberto de Almeida, lembra que a situação se agravou, a partir de outubro de 2021, com a constante falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento do fornecimento em grande parte das propriedades agrícolas.

Produtores rurais se queixam de interrupções de energia elétrica/arquivo

 

“As concessionárias do grupo Neoenergia (Celpe, em Pernambuco, e Neoenergia Coelba, na Bahia), cancelaram o fornecimento de inúmeras propriedades sem uma prévia comunicação. Estamos calculando os prejuízos principalmente com a interrupção dos sistemas de irrigação, câmaras frias, packing houses inteiros parados e os contratempos com a descontinuidade do fornecimento nas residências e escritórios”, ressaltou.

 

Neoenergia esclarece

Por meio de nota encaminhada ao JS, a Neoenergia esclarece que os produtores rurais que não se recadastraram até o mês de dezembro de 2021, conforme obrigatoriedade da Resolução Normativa 901 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), perderam o benefício da Tarifa Rural de Energia Elétrica. 

Os clientes foram previamente comunicados pelas distribuidoras de energia por meio de aviso na fatura de energia elétrica. Os consumidores rurais que não apresentaram os dados completos, entre eles a Outorga d’Água e a Licença Ambiental, podem voltar a receber o benefício caso apresentem toda a documentação exigida pelo órgão legislador. 

Contudo, acrescenta a concessionária, que o benefício não será aplicado aos meses anteriores. A empresa informa ainda que o descadastramento não tem qualquer relação com a qualidade do serviço, que sofreu impacto das fortes chuvas associadas a ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas registradas na região, nos últimos meses.

Canal de reclamação

A Valexport colocou à disposição dos produtores, a partir desta quinta-feira (31), um serviço de coleta de denúncias através do telefone/whatsapp: (87) 98821-6210.

“O serviço vai ouvir as reclamações e cobrar a resolução imediata dos problemas identificados nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco, e na Bahia, em Juazeiro, Sobradinho, Curaçá, Casa Nova, Remanso e Sento Sé”, concluiu o presidente da Valexport.