Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de setembro de 2024

Últimas Notícias

Petrolina divulga levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti (LIRAa)

Estudos apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – estão dentro dos domicílios, em depósitos como vasos, garrafas e outros.

Postado em 27/05/2020 2020 12:13 , Últimas Notícias. Atualizado em 11/03/2021 17:41

A Prefeitura de Petrolina divulgou o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 2020 no município.

Foram vistoriados estabelecimentos residenciais e comerciais em diversos bairros da cidade e o índice geral ficou em 1,6%, ou seja, em estado de alerta para surto. O nível satisfatório é inferior a 1%, mas esse terceiro LIRAa apresentou uma leve redução nos índices, de 1,8% para 1,6%.

As comunidades com maior índice são Mandacaru, Vila Eulália, Santa Luzia e Park Mandacaru, com 4,1%. Em Segundo lugar, com 2,6%, aparecem os bairros Terras do Sul e José e Maria. Ocupam a terceira colocação, com 2,3%, Dom Avelar, Padre Cícero, Loteamento Padre Cícero, São Joaquim e São Jorge.

Estudos apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – estão dentro dos domicílios, em depósitos como vasos, garrafas, pratos de plantas, bebedouros de animais, entre outros. As ações de controle das aroboviroses continuam sendo intensificadas pela Prefeitura de Petrolina, através dos agentes de endemias, mas é preciso reforçar o alerta aos moradores para a eliminação de possíveis focos em suas residências, mais imprescindível agora nesse momento de isolamento social.

Prevenção

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Tampar tonéis, caixas d’água e lixeiras; manter as calhas sempre limpas; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar a água acumulada na área de serviço; são algumas medidas eficazes que os moradores devem adotar para evitar essas doenças.

Fonte: PMP Imagem / PMP