Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de março de 2024

Cultura

As Chefs do Sertão e seus Pratos Deliciosos

O Jornal do Sertao selecionou os pratos com maior engajamento nas midias sociais do jornal do Sertão nas últimas semanas

Postado em 26/11/2020 2020 23:33 , Cultura, Últimas Notícias. Atualizado em 27/11/2020 00:09

O Petit Gateau de Tapioca famosa Petioca da Juci de Petrolina

Jucilene Reis, conhecida como Juci, proprietária do restaurante Flor de Mandacaru em Petrolina conta que desde criança é fascinada pela culinária. Nascida em Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, o que ela chama de roça. Desde os 7 anos ela gostava de brincar de cozinheira na casa dos avós onde convivia com as guloseimas, que sua avó preparava.

Hoje com 52 anos e trabalhando, desde dos 20, Juci possui seu próprio restaurante, onde trabalha junto com filhos, genro e uma equipe de funcionários antigos, a maioria trabalhando com ela há mais de 12 anos e considerados por ela, como uma grande família. Em 2012 Juci recebeu o prêmio Mulher de Negócio, oferecido pelo Sebrae.
A Petioca é uma rica sobremesa com ingredientes nordestinos criada pela Chef sertaneja Jucilene Reis , criou uma Fusion Cousine do famoso Petit Gateau francês com bolinhos de mandioca acompanhado com sorvete de tapioca . ” Petioca Sertaneja ” , o Petit Gateau de Tapioca
Se ficou com água na boca , acesse a receita completa e a magia do seu preparo no link:   Receita:  Petit Gateau de Tapioca 

Petioca Sertaneja, a receita é assinada pela Chef Sertaneja Juci Reis

Arroz de Quenga Rica é sucesso entre os amantes das carnes no Sertão do Moxoto

O segredo desse delicioso prato deve-se a arte e talento da Chef Valéria Chaves de Arcoverde .
Amantes da gastronomia e apaixonados pela culinária regional, o casal Pitagibe Chaves e Valéria Chaves, proprietários do restaurante Don Preto, em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, em Pernambuco, usando sua criatividade reuniu as sobras de carnes, da cozinha, e misturou com arroz criando um novo prato, ” Arroz de Quenga”, isso aconteceu há um ano e de lá pra cá, o sucesso não parou mais.

O nome do prato é uma homenagem às quengas que na definição do Sertão são acompanhantes masculinas, cujos valores cobrados pelos serviços são bem baratos. A palavra rica é uma alusão à fartura de carnes e defumados que tornam o arroz, um prato bem completo e reforçado, do jeito que o povo sertanejo aprecia. Todo legítimo sertanejo é um verdadeiro amante das carnes. E em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, essa máxima é comprovada pelos apreciadores do Arroz de Quenga Rica.

Há seis anos o Don Preto enriquece o paladar da região, com receitas típicas da culinária de outros países, mas, agora, acaba de criar o Almoço de Família, um dia dedicado ao cardápio genuinamente sertanejo à base de feijoada, peixada e fava. Valéria, que possui um laboratório onde prepara os pratos em casa, diz que o marido dela é o seu gasômetro. Ela pensa em um prato e prepara o piloto e Pitagibe, que possui um paladar refinado, aprecia e vai dizendo o ponto certo de cada ingrediente. Bom, mas nós não viemos aqui pra conversar, mas sim, para comer.

Se ficou com água na boca , acesse a receita completa e a magia do seu preparo no link: : Receita Arroz de Quenga Rica

Arrroz de Quenga Rica – Chef Valéria Chaves