Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Últimas Notícias

Carneiro e risoto de manga do Sertão trazem a culinária europeia

Inspirado na culinária europeia, o Chef Geff Freire cria no Sertão o Carneiro ao Molho de Queijo Manteiga e o  Risotto de Manga

Postado em 25/12/2020 2020 12:55 , Últimas Notícias. Atualizado em 27/12/2020 02:05

Foto: Geff Freire

Ao mesmo tempo em que flerta com a influência italiana, com o tradicional risoto, o Sertão mantém-se imponente, lançando mão de ingredientes que são a sua especialidade, a exemplo da carne de carneiro, bastante cultivada e apreciada na região, os queijos manteiga e coalho e a  manga, além de outras frutas típicas.

Nesta combinação de sabores e estilos, o Sertão consolida uma culinária com inspiração na culinária da europa.

A receita é flexível e, por isso, pode ser utilizada em um jantar mais intimista ou em ocasiões festivas e especiais, a exemplo das festas de fim de ano. Aprenda como se faz !

 

 

Ingredientes

1 kg de filé de carneiro limpo

1/2 kg de arroz arbóreo

1 manga Tommy de vez

300 g de queijo coalho

300 g de queijo manteiga

1/5 L de leite

100g de cream cheese

100 ml de vinho branco seco

1 L de caldo de legumes

100 g de manteiga

Alho

Cebola

Sal

Coentro

Cebolinha

Pimenta do reino preta

Preparo:

Tempere o filé com alho, pimenta e sal, reserve.

Aqueça o caldo e cozinhe o risoto.

Coloque 50g de manteiga ou azeite em uma Salter, coloque a cebola picada, acrescente o arroz, mexa até incorporar toda a gordura, acrescente metade do vinho, e vá colocando o caldo aos poucos sem parar de mexer

Quando estiver ao dente, acrescente o queijo coalho e a manga descascada e cortada em cubos, e o restante da manteiga e ajuste o sal.

Grelhe o filé de carneiro em uma frigideira e reserve.

Rendimento: 8 pessoas

Tempo: 30 min

Molho de queijo manteiga

Aqueça o leite, coloque um pouco de manteiga e salteie 1/2 cebola bem picada. Coloque uma colher rasa de farinha de trigo, incorpore na manteiga e cebola, acrescente o leite quente, mexa bem até cozinhar a farinha de trigo, incorpore o queijo manteiga. Ao final, coloque o molho sobre o filé do carneiro cozido.

O chef

Imagem: Geff Freire

Gefferson Freire foi fisgado pela gastronomia e, logo ao sair do curso de Engenharia Química, que ele cursava no município paraibano de Campina Grande, migrou para as cozinhas. Trabalhou em vários restaurantes com o objetivo de adquirir experiência.

Cursou Gastronomia na Uninassau, em Recife. Retornou para Petrolina e foi admitido entre os professores do curso de gastronomia do Senac. Já comandou os buffets da casa de festas Maria Leite.  Atualmente é professor de gastronomia do Senac. Possui o próprio buffet com o qual assina o cardápio  de festas e eventos em Petrolina e Juazeiro.

JS Turismo