Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de março de 2024

Educação

As Oportunidades Disfarçadas nas Crises por Aloisio Sotero

Estas frases colhi do livro de Carlos Domingos “As Oportunidades Disfarçadas 2”, nos traz uma poderosa fonte de criatividade e insights baseado na análise das oportunidades que vêm disfarçadas em crises.

Postado em 16/03/2021 2021 12:00 , Educação. Atualizado em 15/03/2021 16:38

Colunista

Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital, cofundador e professor da BAEX, Escola Internacional de Educação para Executivos e Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão.

Como ser um decifrador de Oportunidade

O livro que li e recomendo nos traz mais de uma centena de exemplos que reforçam a sua tese. Considero o autor um decifrador de oportunidades ou melhor um verdadeiro Sherlock Homem de Identifica oportunidades na riqueza dos detalhes de uma crise.

Em especial nesse momento de pandemia surgem oportunidades e importantes mega tendências em especial nas áreas de Big Data, Virtualização, Automação, Digitalização, Direitos Digitais, Governança Pública e Privada, Internet das Coisas, Meio Ambiente, Capitalismo dos Stakeholders.

O Carlos Domingos é empresário, palestrante e publicitário. Trabalhou como colunista do jornal Valor Econômico e foi membro do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).  Ganhou diversos prêmios, como os 12 leões em Cannes; Profissional do Ano – da Rede Globo; o Grand Prix de Criação – Prêmio Abril de publicidade; também ganhou o prêmio de Melhor Anúncio do Mundo – da Advertising Age. 



Como Resolver Conflitos no Mundo VUCA

Domingos destaca ainda, só quem for capaz de resolver conflitos, preencher lacunas, propor soluções criativas para situações complexas e fazer mais com menos terá lugar assegurado nesta nova realidade do mundo VUCA, uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity no (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo em que vivemos atualmente, um mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas. Segundo Carlos Domingos, a ideia de transformar problemas em oportunidades – que é tão antiga quanto o homem –, falo é da expressão exata “opportunity in disguise”. Ao estudar sua origem, cheguei a meados do século 18.

Uma mapa de oportunidades 

No seu portfólio criativo de oportunidades Domingos destaca alguns exemplos importantes:

  1. Oportunidades Disfarçadas em Insatisfação dos Clientes assim foram criados o Nubank no Brasil, a Netflix, Uber, Vivido e Zappos entre outras. “As empresas que subestimam os consumidores correm cada vez mais o risco de ganhar novos concorrentes. E empresas que de fato valorizam e ouvem os clientes ganham fãs, colaboradores e até sócios.”
  2. Oportunidades Disfarçadas nos Erros. Assim nasceram; Instagram, Berlizt Escola de Línguas, IKEA o gigante dos móveis.
  3. Oportunidades Disfarçadas nas limitações. Assim floresceram; o mouse da Apple, o controle remoto da Nintendo, a Lacta com promoções dos ovos de Páscoa noss tetos das lojas Americanas no Brasil, uso do amarelo por Van Gogh e mais Celso Athayde que fundou a Favela Holding no Brasil.
  4. A lista de Domingos com suas vivências e experiências nos traz exemplos baseados em oportunidades criadas por fracassos, acaso tragédias pessoais e até guerras.

Lembra Domingos um fato interessante e exemplar “quando comandava minha agência de publicidade, era comum ouvir da equipe: “Com este prazo, não dá. Com esta verba, não dá. Com este briefing, não dá.” Eu sempre respondia a mesma coisa: a questão não são as limitações, mas o melhor que você pode fazer dentro das limitações.

Como podemos nos tornar um caçadores de oportunidades 

Por estas razões recomendo vivamente essa leitura que nos ensina também como podemos  nos tornar verdadeiros caçadores de oportunidades. Ao finalizar destaco a trilha proposta por Carlos Domingos; curiosidade, resiliência,  criatividade com um maior portfólio de experiências e não aceite o desconforto de uma situação. 

Boa Leitura e novos insights.

Aloisio Sotero é professor de Finanças Corporativas com espertise em Economia Digital, professor e Co-fundador da Escola Baex, Escola Internacional de Educação para Executivos. Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão.