Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 25 de julho de 2021

Culinária

“Bredo de Coco” uma receita especial para Semana Santa. Aprenda os segredos de fazer esse prato com  Chef Juci Melo de Petrolina

A chef Juci Melo de Petrolina revela os segredos de fazer o delicioso “Bredo de Coco”  para acompanhar os tradicionais pratos da Semana Santa como bacalhau , peixes fritos ou cozido .A receita tem como principais ingredientes o coco e o bredo, que é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). O prato é ideal para ser servido com bacalhau ou qualquer peixe, tanto cozido como frito. Inusitado e saboroso, o prato promete dar uma nova cara à sua ceia de Semana Santa.  

Postado em 28/03/2021 2021 09:06 , Culinária, Últimas Notícias. Atualizado em 29/03/2021 16:04

Bredo de Coco.  A preparação é ideal para acompanhar peixes como o bacalhau.

A preparação é ideal para acompanhar peixes como o bacalhau.

Semana Santa chegando e nada melhor do que ter novas e deliciosas opções para a almoço do feriado. Mas a chef Juci Melo, convidada pelo Jornal do Sertão desta semana, foi além e trouxe um prato inusitado e nutritivo, feito com uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). A receita é o Bredo de Coco, que pode ser acompanhada por bacalhau ou qualquer outro peixe, cozido ou frito.

Bredo e o coco são os principais ingredientes do prato da chef Juci Melo

“Na capital e no Agreste o pessoal usa muito essas plantas e resolvemos trazer isso aqui para o povo do Sertão. São Plantas Alimentícias Não Convencionais que, por serem mais resistentes, estão em todo o lugar. Além disso, o valor nutritivo é maior do que o de outras plantas que a gente costuma consumir”, destacou Juci.

Então, confira os ingredientes e o modo de preparo desse prato inusitado e saboroso, que promete dar uma nova cara a sua ceia de Semana Santa.

Bredo de Coco

Ingredientes

Folhas de bredo bem verde

1 cebola

1 tomate

1 pimentão verde

Um pouco de coentro verde

200 ml de leite de coco natural

Azeite de oliva

Sal

Modo de preparo

Retire as folhas dos talos dos ramos de bredo. Lave-as e cozinhe na água e sal. Depois, deixe escorrer em uma peneira.

Em outra panela com azeite, refogue a cebola, tomate, pimentão e sal. Quando o refogado estiver bom (molho), acrescente o leite de coco. Pode acrescentar um pouco de água ao refogado. Deixe por cerca de três minutos e acrescente o bredo.

Em seguida, acrescente um pouco de coentro verde em pedaços grandes. Sirva a preparação com bacalhau ou qualquer outro peixe, cozidos ou frito.

Chef Juci Melo, proprietária do Restaurante Flor de Mandacaru, em Petrolina

Sobre a Chef Juci Melo

A Chef Juci Melo, proprietária do Restaurante Flor de Mandacaru, em Petrolina, desde criança é fascinada pela culinária. Nascida em Santa Filomena, no Sertão do Estado, desde os 7 anos, ela gostava de brincar de cozinheira na casa dos avós, onde convivia com as guloseimas que sua avó preparava.

Hoje, aos 52 anos e trabalhando desde dos 20 anos, Juci trabalha junto com filhos, genro e uma equipe de funcionários antigos, a maioria trabalhando com ela há mais de 12 anos e considerados por ela como uma grande família.

O sucesso que ele faz na cozinha já lhe rendeu, em 2012, o prêmio Mulher de Negócio, oferecido pelo Sebrae. E como criatividade e talento não lhe faltam, certamente, mais reconhecimento e prêmios podem vir por aí !