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Pernambuco, 28 de setembro de 2021

Educação

As Cinco Perguntas Essenciais Que você sempre deverá fazer sobre sua empresa

A nossa recomendação desta semana é o livro “As Cinco Perguntas Essenciais que você deveria fazer sobre sua empresa”, de Peter Drucker, destinado àqueles leitores que queiram aprender como elaborar e executar um bom plano de negócios Aprenda as poderosas lições de gestão com Peter Drucker e seus colaboradores Jim Collins , Philip Kotler , Jim Kouzes , Judith Rodin e Kasturi Ranga nesta edição deste livro inspirador .Conheça como responder perguntas simples, como exemplo, quem é o seu cliente e o que ele valoriza. E mais, todo o negócio começa com o cliente e preste atenção a ele: a sua única fonte de receita. Sem clientes o negócio desaparece. Saiba também o porquê das Cinco Perguntas Essenciais formuladas por Peter Drucker, o pai da administração moderna.

Postado em 08/06/2021 2021 17:58 , Educação. Atualizado em 09/06/2021 10:09

Colunista

Aloisio Sotero é professor de Finanças para Economia Digital, cofundador e professor da BAEX, Escola Internacional de Educação para Executiv

A indicação  desta semana é o livro “As Cinco Perguntas Essenciais que você deveria fazer sobre sua empresa”, de Peter Drucker, destinado  aos  leitores que queiram aprender como elaborar e executar um bom  plano de negócios  de forma simples e  prática, independente do porte e natureza do seu empreendimento.  

 

Este livro de Peter Drucker, o pai da administração moderna, em colaboração com Jim Collins considerado um dos maiores especialistas do mundo em gestão de negócios , Philip Kotler  “pai do marketing” moderno ,  Jim Kouzes  co-autor, com Barry Posner, do premiado best-seller , o desafio da liderança, Judith Rodin  presidente da Rockefeller Foundation, V. Kasturi Rangan professor de marketing da Harvard Business School , é um verdadeiro tratado de como elaborar um bom plano de negócios e como gerir de forma próspera e lucrativa o seu negócio 

 

Saiba responder perguntas simples com respostas diretas 

 

Assim o livro nos ensina a responder  perguntas simples, como por exemplo, quem é o seu  cliente e o que ele valoriza.Não custa lembrar que todo  negócio começa com o cliente  , a sua única fonte de receita

 

Saiba que os demais itens da gestão de qualquer negócio são fontes de custo e despesas . A primeira e única fonte de receita é seu cliente.Sem clientes os negócios desaparecem,nos ensina Peter Drucker.  



Procure perguntar com frequência: “Quem é seu  cliente?”, pois os clientes estão em constante mudança. A organização que se dedica a resultados  se adaptará e acompanhará sempre  essas mudanças.” 

Também Philip Kotler, co-autor do livro, nos estimula a compreender quem são nossos clientes ou melhor quem são nossos clientes-alvo. E conclui que nem todos os clientes são iguais .

 

E o  poder dos resultados mensuráveis 

Judith Rodin, co-autora do livro, afirma que nenhum plano pode ser considerado completo, nem satisfatório, até produzir resultados mensuráveis e incorporar mecanismos que permitam correções no meio do percurso com base em resultados.

 Convém não esquecer também que metas sem um plano é apenas um sonho. E mais ainda , a pergunta é: o que precisamos fazer hoje para alcançar resultados? 

E vale a pena lembrar sempre que o plano tem que  ser projetado para produzir resultados mensuráveis.

 

E finalmente quais são  as Cinco Perguntas Essenciais que todo gestor deve saber as respostas na ponta da língua.



As 5 perguntas essenciais é um processo de auto-avaliação é um método para avaliar o que você está fazendo, por que está fazendo e o que precisa fazer para melhorar o desempenho de negócio . Aí estão as Cinco Perguntas Essenciais que  você deve ter as respostas na ponta da língua! 

 

  1.   Qual é nossa missão? 
  2. Quem é nosso cliente? 
  3. O que o cliente valoriza?
  4.  Quais são nossos resultados? e
  5.  Qual é nosso modelo e plano de negócios ?

 

Mantenha um foco permanente em suas metas! 

E não esqueça de encontrar a história  nos números de sua empresa . Os números não são pessoas, mas contam histórias das pessoas . Saiba também como usar de forma inteligente os números de seu negócio! Ou melhor, quem são as pessoas que estão por trás dos números .

E por último mas não menos importante a gestão da mudança 

 

Jim Collins, também co-autor do livro,  o mago da gestão moderna ,nos lembra  que  a missão de uma empresa reflete a tensão fundamental entre continuidade e mudança, e como as empresas com facilidade de adaptação à mudança sabem o que não deve ser mudado.

 

Desejo a todos  uma boa leitura na companhia do mestre Peter Drucker

Quem é Aloisio Sotero é professor e mentor em Finanças .Prof da BAEX    Escola Internacional de Educação para Executivos. Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão.