Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de outubro de 2021

Economia

Receita paga hoje último lote do IR 2021 e divulga quem caiu na malha fina

Veja o que fazer se você caiu na malha fina.

Postado em 30/09/2021 2021 15:29 , Economia. Atualizado em 30/09/2021 15:29

Jornalista , Editor Antônio José em Economia

 

Consulta ao quarto lote pode ser feita no site da Receita Federal – Foto: (Reprodução NE 10)

A Receita Federal informou, nesta quinta-feira (30) que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Além disso, hoje é o dia do pagamento das restituições do quinto e último lote do IR deste ano, relativo ao ano-base de 2020.

Sobre o pagamento da restituição

Além disso, são contempladas restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 358.162 contribuintes receberão a restituição no quinto lote. O valor total a ser pago é de R$ 562 milhões.

Os contribuintes podem consultar se estão neste lote através do aplicativo da Receita para tablets e smartphones ou direto na página da Receita na internet.

Quem está na malha fina?

Segundo a Receita, os principais motivos de retenção na malha são omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas); divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física; além de deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

O que fazer?

Havendo pendências, o contribuinte tem três alternativas:

1 – Corrigir a Declaração apresentada. No entanto, essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado.

2 – Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;

3 – Ou ainda, apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC.