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Pernambuco, 04 de dezembro de 2021

Artigo

Atinja resultados poderosos nas vendas com técnicas de PNL por Tikinha

Em ambiente tão competitivo quanto a área comercial, conhecer técnicas de persuasão e empatia, como oferece a PNL, pode auxiliar e fortalecer o processo de venda

Postado em 01/11/2021 2021 20:00 , Artigo, Economia. Atualizado em 01/11/2021 16:16

Tikinha Albuquerque Master Coach Escreve a Coluna Empreendedorismo para o JS Foto : Arquivo Pessoal

Estamos atravessando uma fase bem complexa no mundo dos negócios, nunca foi tão importante aplicar novos recursos ou colocar em prática técnicas conhecidas para reinventar todos os aspectos da empresa.
Em ambiente tão competitivo quanto a área comercial, conhecer técnicas de persuasão e empatia, como oferece a PNL, pode auxiliar e fortalecer o processo de vendas.
E o que é PNL?
PNL é a abreviação de Programação Neurolinguística. Com o auxílio de técnicas desenvolvidas na PNL, é possível identificar modelos mentais, refletir sobre seu potencial positivo ou negativo e trabalhá-los para que ganhem novo significado. A PNL é na sua essência um método para reproduzir a excelência. No ambiente de negócios a PNL se tornou um assunto bastante recorrente e procurado por todos, que desejam melhorar suas técnicas e habilidades em vendas. E, realmente, a Programação Neurolinguística é uma ferramenta poderosa, desde que seja aplicada adequadamente, utilizando seus fundamentos de forma precisa e assertiva.
E, na prática como funciona?
A PNL funciona como um manual de instrução do funcionamento do cérebro humano, da forma como ele capta e registra informações por meio dos canais representacionais: (Visual, Sinestésico e Auditivo), assim ele estrutura e processa essas informações e traz à tona em forma de comportamento. Esses comportamentos podem ser conscientes ou inconscientes. Quando se tem esse conhecimento de como funciona seus gatilhos emocionais, é possível intervir nesses dados de modo a obter respostas emocionais ou comportamentais positivas, alterando padrões que limitam o crescimento pessoal ou profissional do indivíduo.
Resultados obtidos com a PNL:
• Melhor capacidade de persuasão
• Flexibilidade e resiliência para enfrentar desafios
• Maior domínio do próprio comportamento
• Clareza na identificação de metas e objetivos
• Facilidade em resolver conflitos
Por que usar PNL?
Conhecer técnicas de PNL em vendas ou na vida pessoal faz com que o indivíduo passe a enxergar as situações sob diferentes pontos de vista, indo além dos padrões existentes no subconsciente.
Para quem trabalha no segmento comercial, dominar a PNL traz como diferencial o desenvolvimento de poderosas técnicas de persuasão e negociação.
Como aplicar PNL em vendas?
Basicamente aplicar a PNL no processo de vendas é estabelecer o melhor da comunicação entre vendedor e comprador, ou seja, não é simplesmente vender e sim, fazer o cliente entender o real valor de fechar a negociação, sentindo-se atendido em suas reais expectativas.
Vendedores que conhecem técnicas de PNL alcançam melhores resultados, isso pode ser atribuído, porque ele se torna capaz de engajar pessoas, compreender e utilizar os melhores argumentos e utilizá-los com sabedoria.

Algumas Técnicas de PNL para vendas:

1. Aprenda a falar o mesmo idioma do seu cliente

Umas das maiores questões que os profissionais enfrentam ao trabalhar com vendas é superar os diferentes estilos de comunicação.
No processo de vendas é imprescindível prestar atenção as escolhas do cliente, ele dá sinais de como gosta de ser abordado, pelo tom de voz, posicionamento, entender como o cliente se comunica é o grande diferencial, caso contrário, pode realmente parecer que falam língua estrangeira.
2. Conheça as necessidades do cliente e não do produto ou serviço
Qualquer processo de vendas flui melhor quando o vendedor conhece as necessidades do cliente.
Por isso, antes de abordar os benefícios e vantagens do produto ou serviço oferecido, trabalhe para identificar o que o cliente está procurando. Ter esse conhecimento facilita propor as soluções com mais assertividade e adequadas ao perfil do consumidor. O vendedor que tem empatia com o cliente, fica marcado em sua memória, como aquele indivíduo que é capaz de usar técnicas de persuasão com classe, e trabalha para mostrar ao cliente que um serviço ou produto é realmente necessário.
3. Seja um influenciador, e não um manipulador
Quando falamos em prática de venda, é importante ter em mente a diferença entre manipular e influenciar. O vendedor que manipula não está verdadeiramente interessado nas necessidades do cliente, pelo contrário, usa técnicas baixas de persuasão e convence o consumidor a adquirir algo que, em muitos casos, ele sequer precisa e não vai usar, o vendedor está apenas preocupado com suas metas.
Já o vendedor influenciador conhece o real valor do seu produto ou serviço e todos os benefícios que o cliente terá ao adquirir, ele convence pela qualidade de seus argumentos e por sua capacidade de entender, verdadeiramente, aquilo que o consumidor necessita.
4. Entenda e trabalhe os receios do cliente
Quando esbarrar em alguma objeção ou resistência, não aja como se a solução daquele problema fosse algo automático e você resolverá imediatamente.
Em PNL temos a premissa da Escuta ATIVA, dedique-se a entender a razão do receio, responda as perguntas do cliente, para que ele sane as dúvidas e compreenda o que pode estar causando seus receios.
Como vimos, as técnicas de PNL podem ser muito úteis aos vendedores. Com a utilização delas, é possível encantar os clientes para que eles sintam prazer na hora da compra.

Lembre-se: o seu cliente é a sua razão de trabalhar!

Tikinha Albuquerque
01/11/2021