Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 03 de dezembro de 2021

Saúde

Cidade do Sertão faz mutirão para colocação gratuita de DIU

A ação é uma parceria com o Governo do Estado. Serão 260 mulheres beneficiadas.

Postado em 10/11/2021 2021 06:00 , Saúde. Atualizado em 09/11/2021 12:12

Jornalista ,

Na ação serão beneficiadas 260 mulheres. (foto: divulgação)

Nesta quinta-feira (11), o município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, realizará um mutirão de colocação de DIU (Dispositivo Intra Uterino). A ação é uma parceria com o Governo do Estado.

Serão 260 mulheres beneficiadas. A ação ocorrerá no Centro de Saúde e a previsão é que, em breve, novas vagas sejam disponibilizadas. “Essa é mais uma ação do nosso governo para aprimorar o planejamento familiar das boavistanas. Estaremos com toda a equipe do município envolvida e, sem dúvida, o mutirão será um enorme sucesso. Esperamos abrir novas vagas em breve”, afirmou o prefeito George Duarte.

O mutirão será coordenado pelo médico ginecologista Dr. Adriano Tavares. Os médicos do município que fazem parte do programa Saúde da Família também estarão presentes, com o intuito de adquirir experiência e receber orientações sobre esse tipo de procedimento. A ideia é que os próximos mutirões sejam realizados integralmente pelos profissionais da cidade.

Sobre o DIU

O DIU (Dispositivo Intrauterino) possui alta taxa de eficácia contraceptiva e baixos índices de efeitos colaterais, sendo um dos métodos anticoncepcionais mais seguros e utilizados no mundo. Porém, é preciso lembrar que ele não fornece proteção contra HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os únicos métodos que oferecem esse tipo de segurança são os métodos de barreira, a exemplo do preservativo.