Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 07 de novembro de 2024

Saúde

Você sabe interpretar o rótulo de um alimento? | Por Tatianne Morais

Acredito que em algum momento já tentamos decifrar e entender o que o rótulo de um alimento estava querendo nos passar, não é mesmo? Alguns rótulos nutricionais podem nos deixar confusos com tantos números, nomes e siglas. Algumas dicas são interessantes para começarmos a interpretar um rótulo. Primeiramente, você sabe o que contém dentro da […]

Postado em 27/03/2022 2022 11:10 , Saúde. Atualizado em 27/03/2022 13:33

Colunista

Acredito que em algum momento já tentamos decifrar e entender o que o rótulo de um alimento estava querendo nos passar, não é mesmo? Alguns rótulos nutricionais podem nos deixar confusos com tantos números, nomes e siglas.

Algumas dicas são interessantes para começarmos a interpretar um rótulo. Primeiramente, você sabe o que contém dentro da embalagem?

A lista de ingredientes em um rótulo é descrita de forma decrescente, ou seja, o primeiro item é o que está presente em maior quantidade, e assim sucessivamente. Logo, se você busca por um alimento integral, um pão  por exemplo, a farinha integral deve fazer parte do primeiro item da lista.

Um erro comum é em relação à porção descrita no rótulo. As características nutricionais de calorias, carboidratos, gorduras, proteínas e dos demais itens, são referentes à uma porção. Esses valores não são baseados na quantidade da embalagem inteira. Por isso, sempre observe a quantidade da porção e a medida caseira a que o rótulo está se referindo.

Outro item importante para interpretação correta do rótulo é saber que elementos comuns, como o açúcar, por exemplo, podem está presentes na forma de frutose, xarope de milho, sacarose, dextrose, maltodextrina, entre outros. Todos esses elementos tem a mesma característica nutricional de um carboidrato. Neste caso, esses substitutos do açúcar devem ser visto com mais cautela por pessoas com diabetes mellitus, obesidade edislipidemias.

Sendo assim, quando você for escolher um produto, o ideal é selecionar os que possuem uma quantidade menor de ingredientes. Geralmente, quanto maior a quantidade de ingredientes maior a possibilidade de conter elementos artificiais e prejudiciais a nossa saúde. Produtos que apresentam nomes difíceis, e por vezes, desconhecidos pela maioria da população, não devem está no nosso carrinho de compras rotineiramente.