Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 07 de novembro de 2024

Viagens e Turismo

O Sertão deve visitar o Sertão | Por Silvia Graciliano

São tantas particularidades e aspectos únicos, e tão peculiares, que a região se transforma num grande mosaico cultural. Música, reisados, vinícolas, carnaval, festivais…É arte por toda parte. 

Postado em 08/04/2022 2022 19:00 , Viagens e Turismo. Atualizado em 08/04/2022 19:23

Colunista

São tantas particularidades e aspectos únicos, e tão peculiares, que a região se transforma num grande mosaico cultural. Música, reisados, vinícolas, carnaval, festivais…É arte por toda parte.

Em Santa Maria da Vista, mais 200 anos de história e tradição se fazem presentes no belíssimo Reisado do Inhanum. Reconhecido patrimônio vivo da cultura pernambucana, os cantos e as cores desse reisado cintilam e ecoam pela caatinga.

Reisado de Inhanhum, tradição e arte, em Santa Maria da Boa Vista/divulgação

“Meu Maracá todo Barrado de Ouro, 

meu reino Vale um tesouro 

pra quem sabe apreciar…”

Uma riqueza cultural que a comunidade quilombola do Inhanhum mantém viva e muito atuante na cena cultural pernambucana.

A terra da Serenata da Recordação

Santa Maria da Boa Vista, que também é conhecida como a terra da Serenata da Recordação, é um dos municípios mais cuidadosos com as suas tradições. Há mais de 20 anos, no mês de julho, a cidade se veste de romantismo e recebe centenas de seresteiros para uma noite de muita música. 

Um cortejo lindo pelo centro histórico da cidade, leva os seresteiros a percorrerem as estações (residências de moradores do centro histórico), identificadas com nomes de músicas, clássicos das serenatas. Um evento que já se tornou um dos mais importantes do Vale do São Francisco.

Serenata da Recordação encanta os moradores com suas cantorias/divulgação

Outros municípios também mantêm viva a tradição das serenatas, como é o caso de Afrânio, onde, no charmosíssimo povoado histórico de Caboclo, os seresteiros percorrem encantando as ruas históricas dessa localidade que é um dos encantos do sertão pernambucano.

Berço dos bonecos gigantes

E tem muito mais cultura pelo sertão. Em Belém do São Francisco, berço dos bonecos gigantes, aqueles que costumamos ver no carnaval, o povo belemita cuida com muita dedicação dessa tradição que faz parte de um dos carnavais mais antigos do estado.

Bonecos gigantes de Belém do São Francisco animam moradores e inspiram artesãos/ divulgação

E foi com esses bonecos gigantes, os maravilhosos Zé Pereira e Vitalina, que o projeto o Sertão visita o Sertão viveu um momento histórico em 2019, quando os queridos bonecos visitaram à terra da serenata da recordação. Um momento ímpar na cena cultural pernambucana.

Essa á a proposta. Esse é o caminho. Interação cultural entre as cidades que compõem a região. Projetos como esse intensificam o fluxo das pessoas entre as cidades, promovem os destinos através de um riquíssimo intercâmbio cultural e movimentam o setor de eventos na região.

Há sempre algo muito rico, e culturalmente muito vivo, acontecendo no sertão Pernambucano, onde a caatinga é a atração principal e mostra toda a sua rica diversidade. Do festival de vinhos finos durante a serenata em Santa Maria da Boa Vista, ao festival do umbu em Parnamirim. Pois é, o adorado umbu, quase um símbolo da caatinga, essa frutinha icônica mostra toda sua versatilidade dentro de um festival que mistura música, arte popular, gastronomia e cachaça, de umbu, claro; E logicamente, tudo isso dentro da caatinga.

Visite o SERTÃO!

 

*Festival de Umbu acontece dias 16 e 17 de abril, na Fazenda Floresta, em Parnamirim