Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Viagens e Turismo

Arrumando as malas e as ideias 

Viajar é muito mais do que simplesmente sair de um lugar para outro. Com as informações certas você vai aproveitar muito mais o seu destino. Vai aprender, e entender, muito mais. E assim, cumprindo um dos propósitos das viagens: voltar diferente, com uma vontade de ser uma pessoa melhor. Não acredita? Siga estas dicas básicas e a gente se encontra na próxima estação.

Postado em 24/02/2023 2023 19:30 , Viagens e Turismo. Atualizado em 24/02/2023 19:49

Colunista

Turismologa Silvia Graciliano

E então? Tudo pronto para aquela viagem? Passagem comprada, listinha básica do que falta fazer antes do embarque, já até postou nas redes sociais que está indo.  Agora é arrumar a bagagem e… as ideias também! Pois é… Viajar é muito mais do que simplesmente sair de um lugar para outro. Com as informações certas você vai aproveitar muito mais o seu destino. Vai aprender, e entender, muito mais. E assim, cumprindo um dos propósitos das viagens: voltar diferente, com uma vontade de ser uma pessoa melhor. Não acredita? Siga estas dicas básicas e a gente se encontra na próxima estação.

Geografia

Vamos lá. Abra o mapão.  Veja lá o seu destino. Vejas fronteiras. Veja os acidentes geográficos. Talvez tenha algum que é bem único, que só tem por lá. Rio? Mar? Os dois?  E a vegetação? O que predomina? Qual será a flor típica de lá? Que época floresce? Ah, você não gosta de mato? Tudo bem, mas tente um pouquinho.

Tem um marzão azul lá para onde você está indo. E você já se imagina largadão… na areia, postando fotos e mais fotos nas redes sociais. E o nome do mar? Você checou? A temperatura da água? Você lá, largado na areia, sabendo exatamente em que ponto do mundo você está.  Maravilha.

Indicadores Sociais

Não. Eu não estou falando das relações sociais dos locais não. Estou falando de nível de escolaridade, saneamento, IDH, violência, segurança, infraestrutura. Acho estes aspectos importantíssimos na preparação da viagem.  Leia, se informe, veja qual é o PIB, veja qual é a renda per capita. A visão do local muda quando se conhece a realidade econômica deste.

Passamos a entender e a ver melhor as coisas a nossa volta. Coisas que talvez passassem despercebida se você não soubesse qual é a renda média mensal das famílias. Em todas as situações, ricos e pobres.  Não estou dizendo para você se aprofundar nestes itens não. Mas tome conhecimento antes de visitar o tal destino. 

De repente, você está lá no meio do circuito turístico, tudo bem maquiado para receber os turistas desinformados, não você. Se você não tivesse lido, acreditaria que está em um paraíso, está se sentindo super seguro, até dispensou o táxi para voltar andando à noite para o hotel…Ops. Tudo bem, posso estar exagerando um pouquinho aqui. Mas acontece. Com o conhecimento destes indicadores você vai conseguir organizar melhor seu planejamento financeiro.

Se você vai recorrer aos táxis ou aos transportes públicos. Ou aos caríssimos táxis recomendados pelos hotéis. Sem falar que, como um viajante bem-informado, tem muito mais chance de puxar conversa com os locais, falar de política no bar. Um perfeito quebra gelo. E você ali, esperto, vai saber exatamente como iniciar a conversa, sem cometer nenhuma gafe política/social/cultural!