Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Economia

Pesquisa revela queda no desempenho das indústrias no Sertão

A queda na produção e na geração de empregos no primeiro trimestre desse ano foram alguns dos pontos avaliados no “Panorama Industrial do Sertão do São Francisco”

Postado em 16/06/2023 2023 06:23 , Economia. Atualizado em 15/06/2023 19:59

Pesquisa foi feita pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). O estudo, que contou com a participação de 30 empresários do setor industrial de Petrolina-PE e de 4 outros municípios da região, levantou informações referentes a diversos setores, com exceção da agroindústria.

O índice que mede o volume de produção, por exemplo, atingiu 42,5 pontos neste trimestre, ficando abaixo dos 50 pontos, cenário que divide a queda e o crescimento da produção. A pesquisa revela ainda que o índice que mede a evolução do número de empregados pontuou em 49,9, também um pouco abaixo dos 50, indicando leve queda nas contratações.

O Panorama abordou também variáveis como a utilização da capacidade instalada, índice de confiança, situação financeira, margem de lucro, matérias-primas, acesso ao crédito e problemas enfrentados pelo empresariado. Segundo o economista da FIEPE, Cezar Andrade, em todas as variáveis a pesquisa registrou índices abaixo de 50 pontos. “Um desempenho inferior quando comparado ao trimestre imediatamente anterior e que revela a insatisfação geral dos empresários da indústria”, ressaltou.

De acordo com o diretor da Unidade Regional Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Venâncio, os resultados da pesquisa já estão sendo objetos de estudo no segmento regional da indústria e serão discutidos na próxima reunião do conselho empresarial. “Indicadores a exemplo da elevada carga tributária e da falta de incentivos e crédito são indicadores que teremos que trabalhar para melhorar o ambiente de negócios da região”, concluiu.

 

FONTE:CLAS Comunicação & Marketing