Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de fevereiro de 2024

Educação

Ônibus Biblioteca leva universo literário para bairros de Petrolina

Durante os primeiros dias do mês de julho, alguns bairros de Petrolina vão contar com um veículo diferente circulando pelas ruas.

Postado em 05/07/2023 2023 10:32 , Educação. Atualizado em 05/07/2023 10:32

Durante os primeiros dias do mês de julho, alguns bairros de Petrolina vão contar com um veículo diferente circulando pelas ruas. É que pela primeira vez o Projeto Ônibus Biblioteca Livros nas Praças desembarca na cidade e vai levar a ação de incentivo à literatura para as comunidades do João de Deus e José e Maria. Essa é uma parceira do Instituto CCR e a CCR Aeroportos, do Ministério da Cultura, com a Prefeitura de Petrolina.

Até sexta-feira (7) o veículo ficará, das 9h às 15h, na praça da Juventude, no bairro João de Deus. A população vai poder ter acesso a livros dos mais variados gêneros textuais. No sábado (8), a biblioteca itinerante vai estar presente durante a 3ª Edição do Bora Petrolina, também no João de Deus, na Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva. Já na próxima segunda-feira (10), até sexta-feira (14) a comunidade do José e Maria vai receber a ação. Esse é um momento para promover e incentivar o gosto pela leitura, mesmo para aqueles que não têm acesso a livros com frequência.

Para Cristina Figueiredo, a idealizadora e diretora do projeto, estimular a leitura é algo que sempre esteve presente durante a execução das ações. “O Ônibus Biblioteca funciona como uma biblioteca sobre rodas. Esse é um projeto que acontece há 10 anos e já passou por 14 estados. Essa é a primeira vez que chega em Petrolina. A leitura dos livros acontece de forma gratuita, é necessário fazer apenas um cadastro simples. As pessoas levam dois livros para casa, fazem a leitura e depois devolvem”, afirma Cristina Figueredo.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, aponta que trabalhar métodos que orientem e despertem o interesse das crianças pelo universo literário já faz parte da rotina das unidades escolares do município. “A leitura é a porta para descoberta do mundo. E é isso que fazemos com a educação em Petrolina. Gerar estímulo e incentivo nos estudantes é a preocupação de toda rede e da gestão. Receber esse projeto demonstra como a cidade tem se destacado no cenário nacional. Essa é a oportunidade de expandir o conhecimento e levar para outros pontos do município”, destaca Rosane da Costa.