Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Agronegócios

Pernambuco se prepara para os últimos dias da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa

campanha “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez” se encerra no próximo dia 30 de abril e contará com plantões de equipes da Adagro neste fim de semana (27 e 28/04) para reforçar a imunização de bovinos e bubalinos
 

Postado em 26/04/2024 2024 09:36 , Agronegócios. Atualizado em 26/04/2024 09:36

Divulgação

 

O Governo do Estado de Pernambuco alerta os produtores sobre o término do prazo de vacinação dos rebanhos na próxima terça-feira. É necessário adquirir o imunizante, vacinar os animais e fazer a declaração na Adagro.ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio. Para dar reforço à Campanha, as equipes da Adagro estarão trabalhando neste final de semana (27 e 28). Haverá plantões em algumas regionais (confira abaixo a lista dos escritórios locais, cidade e horário de funcionamento) para prestar informações e receber declarações dos produtores, além de atividades nas propriedades.

A diretora presidente da Adagro, Raquel Miranda, também alerta que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória e o produtor que deixar de imunizar seu rebanho ficará impedido de transitar com os animais, participar de eventos agropecuários, além de ter que pagar multa.  “Para o sucesso da Campanha é imprescindível que os produtores vacinem seus animais em todas as regiões do Estado, o que levará Pernambuco a atingir a meta de vacinação mínima acima de 90%, visando a certificação de “Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação “, informou Raquel Miranda.

Para garantir a quantidade suficiente de doses para a campanha de vacinação, a Adagro realizou uma articulação com os estabelecimentos agropecuários com registro na Agência, para que não falte vacina para os produtores. “Estamos nos últimos dias de vacinação e ressaltamos que a nossa prioridade é que cada pecuarista, cada produtor rural vá até as revendas, compre e vacine o seu gado até dia 30/04, pois não haverá prorrogação de prazo para vacinar”, ressaltou Fernando Miranda, diretor de defesa e inspeção animal da Adagro e coordenador do Programa Estadual de Vigilância da Febre Aftosa.

Obrigatoriedade

 A vacinação e a declaração são obrigatórias. O produtor que perder o prazo até o dia 30 de abril para vacinar e o dia 15 de maio para fazer a declaração está sujeito a penalidades como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade, além de sanções como impedimento de movimentar os animais, participação em eventos agropecuários e acesso a incentivos estaduais voltados para o segmento agropecuário.

Como vacinar

As vacinas adquiridas nas revendas autorizadas devem ser mantidas a temperaturas entre 2°C e 8°C (e transportadas para os sítios ou fazendas dentro de caixas térmicas com gelo).  Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na “tábua” do pescoço de cada animal. É recomendado priorizar as horas mais frescas do dia para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Febre aftosa

A doença transmitida pelo vírus da aftosa é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos e bubalinos. O animal apresenta febre alta, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite. Além de comprometer a saúde do animal, a febre aftosa provoca prejuízos econômicos, pois o local onde a doença é detectada deve ser interditado, proibindo o trânsito de animais e de pessoas, além da venda de animais, carne, leite e derivados. Além de comprometer a saúde do animal, a febre aftosa provoca prejuízos econômicos, pois o local onde a doença é detectada deve ser interditado, proibindo o trânsito de animais e de pessoas, além da venda de animais, carne, leite e derivados.

Plantões da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) – Dias 27 e 28/04 – Confira os locais e horários:*

 

*Regional Adagro Caruaru:*

Local: Caruaru – escritório local

Dias 27 e 28/04 (sábado e domingo)

Horário: manhã e tarde

Local: Altinho – escritório local

Dias 27 e 28/04 (sábado e domingo)

Horário: manhã e tarde

*Regional Adagro Palmares:*

Local: Palmares – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 13h

*Regional Adagro Garanhuns:*

Local: Garanhuns – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: Jupi – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: Lagoa do Ouro – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: Águas Belas – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: São João – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: Palmeirina – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

Local: Canhotinho – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 14h

 

*Regional Adagro Ouricuri:*

Local: Ouricuri – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 13h

*Regional Adagro Serra Talhada:*

Local: Serra Talhada – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 13h

Local: São José do Belmonte – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 13h

*Regional Adagro Salgueiro:*

Local: Salgueiro – escritório local

Dia: 27/04 (sábado)

Horário: 8h às 13h

 

*Período da vacinação: até 30 de abril de 2024*

Status: obrigatória

Abrangência: Estado de Pernambuco

*Prazo para a declaração: até 15 de maio de 2024* – Onde declarar? Nos escritórios da Adagro, ou pela internet, acessando o site: adagro.pe.gov.br

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Desenvolvimento  Agrário, Agricultura,  Pecuária  e Pesca (SDA)

Jaqueline Macedo

Lunara Aires

Contatos: (81) 994967379

                   (81)3184 2885

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro)

Flávia Cavalcanti

Contatos: (81) 9.9488-2990

                   (81) 3181-4512