Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Economia

A best selle Martha Gabriel enfatiza o potencial dos negócios digitais na Feira do Empreendedor

Evento, que retorna após hiato de seis anos, teve a tecnologia e a inovação como a grande aposta para o futuro dos pequenos negócios em Pernambuco

Postado em 23/05/2024 2024 11:45 , Economia. Atualizado em 23/05/2024 11:56

FOTO DIVULGAÇÃO SEBRAE

No seu primeiro dia, a 12ª Feira do Empreendedor destacou tecnologia e inovação como fundamentais para os pequenos negócios. A palestrante Martha Gabriel enfatizou o papel da tecnologia no processo criativo e na preferência do cliente.

Martha Gabriel é professora de inteligência artificial da PUC São Paulo e escreveu grandes referências bibliográficas na área de tecnologia: “Liderando o Futuro”, “Inteligência Artificial — do zero ao metaverso”, “Você, Eu e os Robôs: como se transformar no profissional digital do futuro” e “Marketing na Era Digital”. Com ampla expertise teórica, Martha mostrou o caminho das pedras para os donos de pequenos negócios e interessados na temática do empreendedorismo. “A inovação não tem receita de bolo, uma ideia que deu certo em um caso, não quer dizer que vai dar certo em outro. Inovação tem processo”, destacou.

AGRONEGÓCIOS

Um dos 20 espaços temáticos do evento, o Agro Oportunidades atraiu empreendedores rurais, acadêmicos e estudantes. Novamente a tecnologia marcou presença no espaço com a presença de seis startups com soluções para inspirar os pequenos produtores. Obionor Nóbrega, CEO da Smart Rural, trouxe a experiência da tecnologia que analisa a qualidade da água de tanques de criação de peixe. O recurso permite a mensuração de pontos como o nível de oxigênio na água, fator que está diretamente ligado ao maior consumo de energia e de ração por parte das espécies aquáticas.

De acordo com o CEO, quando o nível do oxigênio está baixo, é preciso reforçar a alimentação dos peixes, que precisam gastar mais energia para respirar. Isso implica em aumentar a compra de ração para evitar que o peixe perca peso e filé. A baixa quantidade de oxigênio presente na água também demanda oxigenação artificial, que depende de equipamento movido a energia elétrica, o que aumenta o custo com a conta de luz. “Nós temos clientes que reduziram o custo com ração em 20% e com energia elétrica em 60%”, afirma.

A programação do espaço agro também contou com cursos e palestras realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dona da empresa Lactoquito, empresa que fabrica produtores lácteos a base de camarão, Elizabel Melo deu um curso de produção de iogurte tradicional e grego. Pensando em facilitar a aplicabilidade dos seus conhecimentos, além de ensinar todo o preparo da receita, ela também deu dicas e compartilhou segredos com o público.

FOTO DIVULGAÇÃO SEBRAE

O estudante do curso técnico de agropecuária do Colégio Santo Agostinho, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Max Diniz, participou da oficina com o intuito de reforçar os conhecimentos. “No curso, tem uma cadeira sobre uso dos produtos da agropecuária no dia a dia. Aqui, eu descobri como usar o leite na fabricação do iogurte. O que me chamou atenção foi ela [a palestrante] destacar que se o leite não tem qualidade, o iogurte também não terá”, resume.

QUARTAS DE SUCESSO

A programação contou ainda com uma edição especial da Quartas de Sucesso, que aconteceu na Arena do Conhecimento. A coordenadora de Projeto de Inteligência Artificial do Sebrae em Santa Catarina, Daniella Vieira, abriu o evento com a palestra “Como as tecnologias podem ser aplicadas ao seu negócio”. Ela convidou o público a passear pela evolução histórica da tecnologia, com destaque para o crescimento dos negócios tecnológicos na pandemia. Ao final, a especialista destacou uma série de cases de empreendimentos que ampliaram os lucros, lançando mão da inteligência artificial.

SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS

Mostrando que o ESG (sigla para Environmental, Social and Governance) se aplica aos pequenos negócios, a Arena ESG abriu sua programação com a palestra “O que é ESG e como pode impactar no meu negócio?”, com a gerente de Gestão Estratégica do Sebrae/PE, Izabella Belarmino, e a gerente de Compliance e ESG da Amarante Hotéis, Maria Luiza Romão. No momento, o público teve contato com as noções básicas sobre as práticas ambientais, sociais e de governança. Também foram destacadas a importância na implantação de ESG nas empresas como vantagem competitiva.

O público presente ainda pôde conhecer a trilha com as práticas das áreas ambiental, social e de governança, assim como as metas e indicadores da rede de resorts Amarante, apresentado por Maria Luiza Romão. De acordo com a executiva, o momento foi importante para inspirar os empreendedores a implementarem essa agenda nos seus negócios, sendo possível, inclusive, nos pequenos e médios empreendimentos.

 

FEIRA DO EMPREENDEDOR

A Feira do Empreendedor segue até o próximo dia 25, oferecendo ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores. Este ano, o tema é “O encaixe perfeito para o seu negócio”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.