

Memorial de Zé Pereira e Vitalina vai ser inaugurado em Belém do São Francisco
A nova residência dos bonecos será na avenida Coronel Jerônimo Pires, e segundo a Secretaria de Turismo, o dia será de festa e recordações
Postado em 21/04/2022 11:00
Zé Pereira e sua esposa Vitalina às margens do Velho Chico/Foto: Divulgação
Os primeiros bonecos gigantes, Zé Pereira e sua esposa Vitalina, representantes do carnaval pernambucano, vão ganhar casa nova neste domingo (24) em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.
O memorial será inaugurado às 19h e terá a presença da família de Bonecos Gigantes de Belém, a Bicharada, a Orquestra Filarmônica Dionon Pires e muitos foliões, apaixonados pela história centenária dos anfitriões, Zé Pereira e Vitalina.
A nova residência dos bonecos será na avenida Coronel Jerônimo Pires e, segundo a Secretaria de Turismo, o dia será de festa e recordações, pois o memorial será um local para apreciação do passado, simbolização do presente e projeção do futuro. São esperadas visitas de turistas e moradores locais durante todo o ano.
História
Zé Pereira e Vitalina fazem parte da cultura pernambucana. Em 1919, foi criado o primeiro Zé Pereira. Ele é o boneco gigante mais antigo do Brasil. Dez anos depois em 1929, ele casou com Vitalina, que passou a ser a primeira mulher boneco gigante do carnaval do Brasil, desde então por onde o casal passa é carnaval.