Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Culinária

Risoto de Carneiro à Moda Sertaneja

Na Coluna JS Culinária desta semana a Chef Sandrine Scherer, de Petrolina , nos apresenta um delicioso Risoto de Carneiro com um genial toque de queijo coalho. Uma verdadeira delicia para servir em casa

Postado em 18/04/2021 2021 12:25 , Culinária. Atualizado em 18/12/2022 19:16

Colunista

Risoto De Carneiro – Chef Sandrine Scherer

Risoto de Carneiro é um delicioso prato criado com exclusividade pela Chef Sandrine Scherer, para atender os paladares mais apurados. A experiência aliada a criatividade levaram a Chef Sandrine resolveu ousar e colocou em prática, com algumas mudanças, uma receita que a família adora, O Risoto. Acostumada usar em sua culinária diversas formas de preparar um risotos tradicionais, usando queijos Brie, Alho Poró, Limão Siciliano e outros.

Desta vez ela decidiu usar seus atributos culinários, usando uma manta de carneiro que tinha em casa e muito ofertada na região onde mora.

Desta feita, Chef Sandrine, usando ingredientes de qualidade, como faz de praxe em todos os pratos, ela deu um toque regional ao prato, usando o queijo coalho  e dando um sabor todo especial ao prato. Super versátil e fácil de preparar, ela indica como um delicioso prato e diz que perfeito, quando preparado com bons ingredientes, incluindo o amor. Agora vamos a Receita !!!!

 Receita 

Risoto de cordeiro
Receita para 2 pessoas
Ingredientes:
150g arroz arbóreo
1 cebola pequena branca picada
1/2 talo de alho poró fatiado
100g de queijo coalho ralado
2 colheres de sopa de manteiga gelada
1/2 xícara de café de vinho branco seco de boa qualidade
1 litro de caldo de carne natural
Azeite um fio no fundo da panela
Sal e pimenta a gosto
500g de manta de carneiro BonCabrito cortada em cubos
Coentro para finalizar

Modo do preparo

Caldo de carne numa panela pra ferver. Frigideira de aro largo pra selar o carneiro, reserve.
Na mesma frigideira coloque um fio de azeite e a cebola pra dourar (bem leve – não pode deixar queimar), adicione o arroz, dê aquela refogada e junte o vinho.

Deixe evaporar, vai ficar só o aroma no arroz. Vai colocando conchas do caldo (deva estar sempre quente), eu coloco de 3 em 3 conchas, nesse momento começa a mexer, vai liberando o amido e agregando sabor do caldo ao prato. Leva uns 20 minutos. Lembrando: não pare de mexer. O arroz deve ficar “al dente”, não deixe secar ao final seu caldo. Arroz deve finalizar cremoso.Ajuste sal e pimenta Adicione o carneiro reservado Desligue o fogo adiciona a manteiga gelada e o queijo coalho ralado.

Mexa bem até emulsionar e ficar bem cremoso.

Servir bem central no prato, dê aquela batidinha no fundo do prato pra espalhar (teste pra sentir se acertou kkk) e finaliza com coentro a vontade.

 

Quem é  Sandrine Scherer:

A Chef Sandrine Sherer é especialista em cozinha afetiva. A paixão, principal motivação da sua culinária, vem da sua vó e da mãe, responsáveis por lhe ensinar a habilidade com os ingredientes. A chef é fascinada pela cozinha regional, a quem homenageia, fazendo releituras das receitas regionais. Atua na gastronomia profissional há seis anos. Chefiou a cozinha e assinou o cardápio do restaurante Dona Salada, localizado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, realizando diversas receitas autorais. Atualmente desenvolve um trabalho com uma cozinha intimista, preservando o amor e o sabor marcante de cada prato. Conheça mais sobre o trabalho da chef, acessando @sandrinesoares no Instagram.

 

E para a sobremessa sugerimos o  Creme Brûlée de Umbu, uma maravilhosa  sobremesa com a cara da França e um toque especial do Sertão, sobremesa assinada também pela Chef  Sandrine Scherer .

Creme Brûlée de Umbu

Receita combina muito bem a leveza do típico doce francês com a acidez do Umbu, fruta símbolo do Sertão

Clique aqui e saiba como preparar o Creme Brûlée de Umbu