Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de setembro de 2021

Educação

Petrolina retorna às aulas presenciais na Rede Municipal na próxima segunda-feira

A Secretaria de Educação anunciou, nesta sexta-feira (6), o cronograma para a retomada gradual das aulas presenciais nas escolas do município.

Postado em 07/08/2021 2021 06:10 , Educação. Atualizado em 06/08/2021 17:24

Jornalista , Editor Antônio José em Educação

Foto: Jonas Santos

 

A partir da próxima segunda-feira (9), Rede Municipal de Ensino de Petrolina vai retomar as aulas presenciais, de forma gradativa, nas quatro Escolas de Tempo Integral. O retorno às aulas será opcional e híbrido, ou seja, as famílias vão poder decidir se enviam as crianças para as aulas presenciais ou se as mantêm, somente, no ensino remoto.

Para isso, a Secretaria disponibilizou um termo de responsabilidade que foi preenchido e assinado pelos responsáveis dos estudantes, autorizando a modalidade de ensino que o aluno participará. Visando garantir a segurança de toda comunidade escolar, as salas de aula funcionarão inicialmente com 50% da capacidade. As turmas serão divididas em grupos, que irão revezar a ida às escolas, para garantir o distanciamento de 1 metro em salas ventiladas, e de 2 metros nas que têm pouca ventilação.

Estrutura

Foram disponibilizadas nas escolas dispensers de álcool e sabonetes, pias e torneiras automáticas, termômetro para aferição de temperatura e tapetes sanitizantes. Além disso, as unidades receberam EPIS que serão utilizados pelos funcionários, para prevenção do Covid-19, como face shield, máscaras, luvas e toucas. Cada estudante vai ganhar duas máscaras e uma garrafa squeze para uso individual. Ao chegar à escola, todos terão as mãos e calçados higienizados, além de passar por aferição de temperatura.


 


 

Segundo a prefeitura, maais de R$ 4 milhões foram investidos para a compra de equipamentos de segurança e manutenção nas escolas, destinados a preparar os espaços para o retorno. “Um outro desafio para esse retorno das aulas presenciais será o de recuperar a aprendizagem dentro dos limites que o tempo e os cuidados de biossegurança permitem. Mas estamos esperançosos que tudo dará certo, pois os nossos professores, e toda a equipe, junto com os estudantes vão fazer desse retorno algo muito prudente e seguro”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

Cronograma
A partir do dia 9 de agosto retomam as aulas nas Escolas de Tempo Integral; no dia 16 de agosto, retornam as turmas dos anos finais (do 6º ao 9º ano). No dia 23 deste mês, será a vez dos alunos do 4º, 5º ano e EJA. No dia 30, as turmas do 1º, 2º e 3º ano. Em 6 de setembro, iniciam todos os estudantes da Educação Infantil.