Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de agosto de 2022

Agronegócios

Petrolina lidera ranking de melhor cidade para o agronegócio

A cidade sertaneja celebrar indicações econômicos positivos, como a geração de quase 8 mil vagas de emprego em 2021

Postado em 11/11/2021 2021 06:06 , Agronegócios. Atualizado em 10/11/2021 18:14

Agronegócio movimenta anualmente cerca de R$ 300 milhões no município sertanejo. (foto: Ascom PMP/Kaio Kards)

Petrolina, no Sertão do São Francisco, é a primeira colocada no setor de agronegócio no ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios. A pesquisa foi elaborada pela consultoria Urban Systems.

Aliada da tecnologia

Fatores como investimentos em novas tecnologias e aumentos constantes em produtividade, foram determinantes para o agronegócio ao longo do ano de 2021 no município sertanejo. Tendo as inovações tecnológicas a tiracolo, no primeiro semestre deste ano, as exportações deram um salto de 48% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A uva de Petrolina abastece mais de 10 países. (foto: reprodução internet)

Números

E expectativa é que este ano, a cidade bata novamente o recorde na exportação de frutas. Atualmente, a capital do agronegócio exporta mais de 170 mil toneladas de manga e 50 mil toneladas de uva, para mais de dez países, como os Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, neste ano. Com isso, o município movimenta, cerca de R$ 300 milhões ao ano.

Valores que impulsionam os indicadores econômicos. Entre janeiro e agosto de 2021, foi registrada a criação de quase 8 mil vagas, número 11,5% superior ao do mesmo período do ano passado. E claro, que a maior parte dos empregos vem do setor agropecuário, mais precisamente 57% dos novos postos de trabalho.

Sobre o ranking

O ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é elaborado anualmente pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para EXAME. São analisados seis segmentos econômicos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária.