
Vinhos e espumantes produzidos no Sertão podem deixar ceia natalina mais saborosa
Confira as dicas da jornalista e sommelier Paula Teotônio, que garante que a escolha certa da bebida faz toda a diferença na ceia de Natal.
Postado em 24/12/2021 2021 06:00 , Culinária. Atualizado em 24/12/2021 07:52
Fim de ano no Vale do São Francisco não pode faltar vinhos e espumantes produzidos na região. E para ajudar nossos leitores a harmonizar essas bebidas com os pratos natalinos, Paula Theotonio, jornalista e sommelier, dá as dicas.
Que tal mergulhar nas dicas da sommelier e fazer a ceia natalina ainda mais saborosa?
Entrada e carnes brancas
Vinho rosé harmoniza com as entradas e carnes brancas. (foto: reprodução internet)
“O Vinho Rosé, esse estilo é muito versátil. Ele vai combinar com muitos preparos pra sua noite de Natal, ele vai combinar com chester, com peru, com as entradinha as fritas ou queijinhos por exemplo e vai também com peixe, se você acabar servindo algum peixe nessa noite”.
Bebidas e doces natalinos
Espumante moscatel cai bem com os doces. (foto: reprodução)
“Se você gosta de moscatel, saiba que ele não vai harmonizar perfeitamente com tudo, mas ele vai ficar perfeito com o panetone, por exemplo. Se você gosta de chocotone Vinho do Porto ou então um licoroso tinto vai dar muito bem”.
Ceia com carne vermelha
Vinhos tintos combinam com carnes vermelhas da ceia natalina. (foto: pixabay)
“Se você prefere um Natal com carne vermelha, eu indicaria que você pegasse também os vinhos tintos e pode ser também do Vale de São Francisco têm precinhos maravilhosos. Os vinhos tintos eles vão ter a estrutura necessária pra que você harmonize no seu Natal”.
Já de olho no réveillon…
Paula Theotonio é jornalista, sommelier e apaixonada por vinhos e espumantes. (foto: redes sociais)
“É claro que eu não podia dar outra dica, né gente? É espumante. E aí vai do seu paladar. Se você gosta de vinhos mais adocicados, aposte no moscatel. Se você gosta de vinhos mais secos”.