Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de abril de 2024

Agronegócios

Ministro das Relações Exteriores faz primeira visita ao Sertão

Ministro das Relações Exteriores visita Petrolina e conheceu potencial da fruticultura da região.

Postado em 31/01/2022 2022 22:35 , Agronegócios, Política. Atualizado em 31/01/2022 22:35

Colunista
Jornalista ,

Ministro das Relações Exteriores visita Petrolina e conheceu potencial da fruticultura da região.

Nesta segunda-feira (31), o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o presidente da Agência Brasileira de Promoções e Exportações (Apex), Augusto Pestana visitaram Petrolina, no Sertão do São  Francisco. A agenda teve como objetivo mostrar os potenciais da região para a exportação e discutir ações para tornar o mercado internacional mais competitivo para a fruticultura do semiárido nordestino.

A comitiva, que teve também a presença do senador Fernando Bezerra, do deputado Antonio Coelho e do presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, visitou uma vinícola e uma fazenda produtora de frutas. Em seguida, o ministro Carlos França se reuniu com produtores e exportadores do Sertão do São Francisco. O grupo apresentou uma pauta de reivindicações referentes a tarifas e incentivos comerciais para tornar mais competitiva a fruticultura brasileira no mercado internacional.

Maior exportadora de uva e manga do Brasil, Petrolina tem se destacado no agronegócio. Após a agenda, o ministro elogiou Petrolina e o manejo produtivo da região. França ainda se comprometeu a buscar soluções para as demandas apresentadas pelos produtores. “Pude ver aqui o otimismo dos trabalhadores e produtores dessa região. Tivemos um crescimento de 20% no volume e no valor da exportação das frutas. O que posso garantir aos produtores e exportadores é que vamos lutar pelos direitos e pela abertura de mercado, criando demanda e gerando mais oferta”, afirmou o ministro.