Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 07 de novembro de 2024

Avatar

João Ricardo de Lima

Colunista

Posts

A grande melhoria dos indicadores da pandemia no Sertão. Por João Ricardo F. de Lima

Os leitos de UTI ocupados, nas duas cidades, estão em percentuais baixos, indicando uma situação muito confortável quando se compara com alguns meses atrás, onde as cidades chegaram a ter fila de espera para internação e deslocamento de pacientes para outras cidades, inclusive Salvador/BA.

Postado em 28 de setembro de 2021

É o fim do poder de negociação de compradores de carros novos ou seminovos?

Durante muitos anos o Brasil teve forte crescimento na quantidade de novos veículos vendidos, principalmente entre 2006 e 2012. 

Postado em 31 de agosto de 2021

O avanço da pandemia, a variante Delta e o impacto no sertão

O mundo está preocupado com o avanço da variante Delta, uma nova versão do novo coronavírus.

Postado em 17 de agosto de 2021

O sertão avança conectado no presente e visualizando o seu futuro

Sem dúvidas que isto gera vários impactos. As distâncias se encurtam e a informação circula com grande velocidade. As culturas se misturam com maior rapidez

Postado em 9 de agosto de 2021

Os esportes radicais como instrumentos de inclusão social POR JOÃO RICARDO

Vamos aproveitar a oportunidade de estarmos assistindo a Olimpíada de Tóquio, as duas medalhas de prata conseguidas no skate masculino e feminino e o ouro no surf masculino,  para falar sobre a importância da inclusão social através do esporte. 

Postado em 27 de julho de 2021

O Vale do São Francisco em Processo de Recuperação Econômica Por João Ricardo

O ano de 2021 começou com muitas expectativas em relação à retomada do crescimento econômico no Vale do São Francisco e o arrefecimento da pandemia com o avanço da vacinação. 

Postado em 14 de julho de 2021

O Avanço da Vacinação e a Mudança no Perfil dos Óbitos por Covid-19 Por João Ricardo

O Colegiado de Economia da FACAPE (Faculdade de Petrolina) realiza diariamente um acompanhamento sobre a evolução da pandemia nas cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, no Submédio do Vale do São Francisco, desde o início da pandemia.

Postado em 29 de junho de 2021

Está mais caro comprar alimentos no Vale do São Francisco

Pesquisa de Custo da Cesta Básica realizada pelo Colegiado de Economia da Facape – Faculdade de Petrolina mostra  inflação de 4,21% em Juazeiro BA e  4.62%,  em Petrolina PE.    

Postado em 15 de junho de 2021

A evolução da pandemia continua preocupante no Vale do São Francisco

Durante o mês de maio, Petrolina/PE bateu recordes de casos ativos, fechando o mês com mais de 3.700, uma taxa de crescimento de quase 40% ao mês. A cidade baiana de Juazeiro está com problemas na testagem, por falta de material. A licitação já foi realizada, mas os testes rápidos ainda não foram recebidos. Assim, possivelmente existe uma subnotificação em Juazeiro/BA. A crise sanitária pode levar a um novo fechamento do comércio, agravando a retomada do crescimento econômico regional e nacional

Postado em 2 de junho de 2021

É necessário aumentar a demanda por frutas! Por João Ricardo de Lima

Uma Crise à vista . É necessário aumentar a demanda por frutas. Em 2020 houve crescimento tanto do volume exportado
quanto das receitas de exportação com as duas frutas. No mercado interno, ocorreu aumento do consumo das famílias devido, principalmente, à melhoria de renda causada pela forte injeção de recursos do auxílio emergencial. Porém em 2021 , o mercado interno, responsável pelo consumo de cerca de 80% a 85% das mangas produzidas no Vale do São Francisco e de 85% a 90% das uvas produzidas, enfrenta um forte desequilíbrio entre a oferta e a demanda levando a uma redução de preços que não cobrem os custos de produção. As famílias perdem renda pelo desemprego e a renda perde poder de compra devido a inflação existente, principalmente no setor de alimentos. Isto afeta diretamente a demanda por frutas. E o setor externo, sozinho, não vai servir de “colchão” para amortecer os efeitos da crise provocada pelo aumento dos custos de produção da fruticultura

Postado em 19 de maio de 2021

A importância da fruticultura na geração de empregos no Vale do São Francisco

Os números mostram a força do Vale na geração de emprego . Em um cenário desafiador como o atual surge a notícia muito importante de que Petrolina/PE e Juazeiro/BA fecharam o mês de março com saldo positivo de geração de empregos, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A cidade pernambucana gerou 3.348 empregos formais e ocorreu a demissão de 2.243 trabalhadores, levando a um saldo positivo de 1.105 empregos em um mês. Do lado baiano do rio São Francisco foram 1.392 empregos criados e 1.050 demissões, gerando um saldo positivo de 342 novos empregos.

Postado em 8 de maio de 2021

Nenhum outro local do mundo usa tanta tecnologia no processo produtivo como o Vale do São Francisco

Os produtores do Vale dependem muito de problemas nas safras dos países concorrentes são reféns da taxa de cambio

Postado em 21 de abril de 2021