Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de março de 2024

Avatar

Karem Moraes

Colunista

Posts

Petrolina cria comitê para acompanhar medidas protetivas contra violência doméstica

A secretária-executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade de Petrolina, Bruna Ruana, explica  a criação de um comitê que atuará no monitoramento das vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência. Ela afirma que a que a justificativa para a criação do comitê é  “de integrar as instituições visando garantir a efetividade do cumprimento das Medidas Protetivas em favor das mulheres vítimas de violência, com o intuito de não haver a reincidência”.

Postado em 14 de abril de 2021

Psicóloga do Sertão dá dicas e orientações para controlar a ansiedade na pandemia

O Jornal do Sertão convidou a coordenadora do curso de Psicologia da Uninassau, a psicóloga Samara Oliveira , para dar orientações e dicas de como lidar com a ansiedade nesse momento que vivemos: A pandemia do novo coronavírus, que já dura há mais de um ano, trouxe um contexto delicado à tona, de ansiedade diante das incertezas e inseguranças do período. Por isso, cuidar da saúde mental é essencial para alcançar o equilíbrio.

Postado em 13 de abril de 2021

Médico do Sertão recomenda vacinação contra gripe nesse momento de Pandemia

O médico da família e professor da Univasf, Aristóteles Cardona Jr. explica a importância da vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe. O médico destaca que “quanto menos o nosso organismo estiver debilitado com algumas doenças, menos temos chances de contrair Covid.” Por isso, recomenda a vacinação contra Gripe neste momento.
Os municípios como Serra Talhada, Araripina, Salgueiro, Belém do São Francisco e Arcoverde iniciaram a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe nesta segunda-feira, 12 de Abril.

Postado em 13 de abril de 2021

Estudo da FACAPE mostra que em Petrolina cresce a quantidade de novos casos de contaminação por Covid-19

O economista João Ricardo Lima, membro do Colegiado de Economia da Facape (Faculdade de Petrolina) mostra em estudo, com tecnologia do Google Mobility, que em Petrolina a quantidade de novos casos tem crescido de uma forma nunca vista desde o início da Pandemia, com mais de 1000 casos por semana. A situação, de acordo com o economista, é muito preocupante, pois, por mais que se tente preparar o setor de saúde e aumente a quantidade de leitos de UTI, há uma concentração muito grande de infectados e isso faz com que os leitos fiquem todos ocupados.

Postado em 12 de abril de 2021

Municípios do Sertão de Pernambuco avançam na vacinação contra a Covid-19 e atingem recordes nacionais 

O Jornal do Sertão deu um giro por algumas cidades do Sertão para conferir como está o andamento da imunização em Salgueiro , Serra Talhada , Afogados da Ingazeira , Arcoverde , Itacuruba, Araripina , Petrolina e Santa Maria da Boa Vista . Os dados demonstram avanços significativos no plano de vacinação deste Salgueiro que inicia a imunização das pessoas com comorbidades, até Serra Talhada que já aplicou 100% das doses recebidas do Governo do Estado e Arcoverde com taxa imunização acima da média nacional e estadual. Além de Itacuruba, com 90% aplicação das doses recebidas.  

Postado em 12 de abril de 2021

Durante vacinação contra o coronavírus, municípios do Sertão de Pernambuco arrecadam alimentos para quem passa por dificuldades

Municípios do Sertão de Pernambuco têm iniciado a campanha “Vacinação Solidária”, que arrecada kgs de alimentos não perecíveis nos pontos de vacinação contra o novo coronavírus. Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, no Sertão do São Francisco e Salgueiro, no Sertão Central, têm sido exemplos de solidariedade para auxiliar quem está passando por dificuldades na Pandemia.

Postado em 9 de abril de 2021

Professor Luiz Pergentino da Facape de Petrolina explica o crime de Stalking

“O crime de ‘stalking’ consiste em perseguir alguém reiteradamente, por qualquer meio, inclusive internet, ameaçando a integridade física ou psicológica da vítima, através de envio de mensagens, telefonemas, redes sociais ou de forma presencial”, explica o Professor de Direito Penal da Faculdade de Petrolina (Facape), Luiz Pergentino. A lei que tipifica o crime de perseguição foi sancionada na última semana e traz mudanças na pena do infrator, que pode pegar até dois anos de prisão.

Postado em 9 de abril de 2021

Alunos do Sertão com bom desempenho no Enem na expectativa para entrada nas universidades

Em redação, os estudantes estão entre os melhores do país, naquele seleto grupo de 1,8% que alcançou mais de 900 pontos segundo professora e idealizadora do Tema, primeiro Curso de Redação do Vale do São Francisco, especializado em produção textual em Língua Portuguesa, Vera Medeiros. Existe um expectativa positiva sobre o desempenho dos alunos da região para a entrada nas universidades de acordo com os critérios do ENEM.

Postado em 7 de abril de 2021

Sertão perde importante ferramenta de fiscalização e controle da Covid-19

Desde o ano passado, com o início da pandemia do novo coronavírus, palavras como “lockdown, “isolamento social” e “quarentena” estão inseridas em nosso cotidiano. Até o dia 18 de Março, o Sertão Pernambucano somou uma média de 35,44% de isolamento social. O município de Ibimirim somou o melhor número, com 53,8 % do índice. No São Francisco Pernambucano, Orocó alcançou o melhor índice, com 66% de isolamento, seguido por Santa Maria da Boa Vista, com 53%, Belém do São Francisco, com 50% , Cabrobó com 42,6% e Petrolina com 38,9%. Na tentativa de coibir aglomerações, o Ministério Público de Pernambuco criou o painel de isolamento social do Estado em maio de 2020, que demonstra os percentuais do número de pessoas que estão em determinados locais. A ferramenta, bastante funcional, só foi utilizada até o último dia 18 de março, primeiro de medidas mais rígidas e suspensão de atividades não essenciais que seguiram até 31 de março.

Postado em 6 de abril de 2021

No Sertão de Pernambuco, rede municipal de ensino e escolas particulares se preparam para volta às aulas presenciais

Um dos segmentos que mais teve que se adequar com a pandemia do novo coronavírus, sem dúvida, foi a educação. Aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas e o contato entre alunos e professores substituídos pela tela do computador e do celular. Com o novo plano de flexibilização de Pernambuco, as escolas particulares puderam retomar as aulas presenciais nesta segunda-feira. O Jornal do Sertão ouviu com a psicopedagoga e gestora de uma escola particular em Petrolina, Andréa Santana, sobre a retomada das aulas e o impacto da pandemia na adaptação das crianças na volta à escola. As secretarias municipais de Educação de Salgueiro, Lagoa Grande, Dormentes, Petrolina e Serra Talhada iniciam a preparação para a volta às aulas e os cuidados com a proteção sanitária nesse momento em que não se pode dar chance ao perigo de contaminação. Todos são unânimes em afirmar que o convívio social estimula o aprendizado. A rede Estadual de Ensino só retorna daqui a duas semanas.

Postado em 5 de abril de 2021

Instagram tem sido aliado das prefeituras do Sertão na divulgação da imunização contra Covid-19

As mídias sociais têm sido verdadeiras aliadas na disseminação de informações sobre a vacinação contra a Covid-19. Os chamados “vacinômetros”, que geralmente são distribuídos no Instagram a cada nova remessa de imunizações aplicadas na população. Nas Prefeituras do Sertão de Pernambuco, a prática já foi incorporada ao cotidiano e auxilia na transparência dos dados, além de atingir um grande público que pode ter acesso inclusive aos respectivos cronogramas de vacinação.

Postado em 2 de abril de 2021

Petrolina acelera o plano de vacinação dos grupos prioritários

A vacinação contra a Covid-19 tem sido uma dose de esperança contra a disseminação da contaminação do novo coronavírus. Em Petrolina, Sertão do São Francisco, a gestão da imunização tem avançado nos grupos prioritários e já atinge a faixa 13 do Plano Nacional de Imunizações, para idosos com mais de 64 anos. A Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, falou ao Jornal do Sertão sobre os motivos que permitem que a cidade avance no plano.

Postado em 1 de abril de 2021